Com foco nas manutenções preventivas e corretivas permitir nos pluviômetros automáticos e estação hidrológica da rede de monitoramento de desastres naturais, uma equipe da Defesa Civil do município esteve reunida com técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). As atividades aconteceram entre os dias 14 a 16 de janeiro, em unidades escolares, com o objetivo de amenizar possíveis transtornos registrados no período chuvoso.
Os pluviômetros têm o propósito de medir a quantidade e a intensidade das chuvas que podem deflagrar perfurações de terra, inundações e enxarradas, transmitindo dados dos acumulados, em milímetros e em tempo real, que auxiliam na análise de cenários de risco de desastres naturais e na emissão de diferentes níveis de alerta.
De acordo com Handerson Fábio, superintendente da Defesa Civil no município, o equipamento tem um painel solar e duas baterias, à noite essas baterias garantem o funcionamento e em caso de dano, as baterias funcionam por mais de 15 dias, até que o técnico faça uma manutenção. “A equipe do Cemaden realiza as manutenções e correções do equipamento com grande competência, e as nossas ações são baseadas nessas bases, inclusive nossos planos de execução, levando em consideração que os pluviômetros são essenciais na prevenção de desastres”, explicou o superintendente.
Na cidade, os seis pluviômetros automáticos do Cemaden estão instalados em pontos estratégicos, nos bairros Jambeiro, Areia Branca, Itinga, Vida Nova, Portão, Vila Praiana e uma Estação Hidrológica no Centro. Durante a ação, foi restabelecido o sinal do equipamento instalado em Portão, que estava fora do ar; também os instalados em Vila Praiana, Jambeiro e Areia Branca, que apresentavam dados com erro. Os demais pontos também irão receber a manutenção preventiva e limpeza, a fim de reduzir a possibilidade de falhas ou manipulação dos componentes.
Fonte: Ascom PMLF
Foto: Tiago Pacheco