EducaçãoMunicípios

Lauro de Freitas: Educadores recebem prêmio “Caminhos para a Cidadania” da CCR

Dois projetos criados por educadores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas foram vencedores do Prêmio “Caminhos para a Cidadania 2023”, promovido pela CCR, que busca impulsionar projetos educacionais que promovam a cidadania e o desenvolvimento das comunidades. 

Uma das vencedoras, a professora de história e cultura, Gildete Melo, da Escola Municipal Tenente Gustavo, no Parque São Paulo, explicou um pouco do processo e do objetivo do seu projeto, Memórias Brincantes – Resgatando trajetórias ancestrais. “Esse projeto tem a proposta de trazer uma educação afrocentrada, pautada principalmente na história local, que se trata de uma comunidade remanescente de quilombo e nossas comunidades tradicionais aos longos dos anos sofreram diversas violências e uma delas é o apagamento da nossa cultura, da língua, da memória e da história. Então, o Memória Brincante leva todas as crianças e todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar a uma viagem ao passado e essa viagem, ela tem o objetivo de ressignificar o nosso presente, para juntos de forma coletiva construirmos um futuro melhor”, detalhou.

O professor Luciano Oliveira e o educador Elton Nascimento, que atuam nas Escola Municipal de Barro Duro, também foram premiados e homenageados pela dedicação em transformar as salas de aula por meio da educação com o projeto audiovisual, que consiste em criar filmes, programas de entrevistas, reportagens, vídeo aulas, podcasts, minisséries com o protagonismo dos alunos e da comunidade escolar. 

Luciano contou como a ideia surgiu. “Em 2015, criei o projeto de audiovisual na Escola Barro Duro. Administrei as aulas que tinham relação com as técnicas do audiovisual e o professor Elton ficou responsável pela parte pedagógica. A minha emoção é saber que depois de quase 10 anos de termos criado e coordenado esse projeto, tivemos reconhecimento nacional. Isso nos fez ter a certeza de que estávamos e estamos no caminho certo. E podemos continuar trabalhando para fazer a diferença na vida desses alunos e por extensão os seus familiares e amigos”.

Além do reconhecimento financeiro de R$30 mil para as escolas, os ganhadores receberam um notebook e foram homenageados em um evento especial, realizado em São Paulo na última segunda-feira (15).

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Divulgação

Related posts

SEC lança Projeto Sucesso Escolar com ações para garantir permanência dos estudantes mais vulneráveis

Fulvio Bahia

Ibipitanga: Governo do Estado inaugura colégio de tempo integral no município

Fulvio Bahia

Alagoinhas: Curso de Assistente de Produção qualifica 80 pessoas para o mercado de trabalho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais