A gestão municipal de Lauro de Freitas, através da administração da prefeita Débora Regis, completou 100 dias com conquistas importantes. 81% das metas estabelecidas no processo de transição de governo foram concluídas, e a gestora do Executivo teve 61% de aprovação popular, sinalizando que a cidade está no caminho certo. A boa notícia foi anunciada pelo consultor da Fundação Índigo, Mauro Ricardo Costa, durante encontro realizado no auditório La Vista, localizado no Mais Hotel, em Buraquinho, nesta quinta-feira (24/4).
O encontro, que reuniu o secretariado municipal, reforçou o compromisso com a reconstrução de Lauro de Freitas. Na ocasião, que marcava o último dia de consultoria de transição de governo, através de um projeto pioneiro de apoio a gestores municipais, foi possível fazer análise dos destaques que foram apresentados por meio de um Guia de Transição e Planejamento Estratégico, com diretrizes baseadas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O documento foi essencial para orientar as ações da prefeitura no início do mandato, assegurando transparência e eficiência. Com um discurso cheio de determinação, Débora Regis destacou a importância de uma equipe técnica qualificada. “Quando assumimos, encontramos uma cidade com graves desequilíbrios financeiros e fiscais, mas não recuamos. Escolhemos os melhores profissionais, trabalhamos incansavelmente e, hoje, colhemos os primeiros frutos. A maior recompensa é ver o sorriso no rosto do nosso povo, que acredita em nosso trabalho”, afirmou a gestora.
A prefeita agradeceu ainda ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, cuja ajuda, por meio da indicação da Fundação Índigo, foi fundamental para estruturar a transição. “Com planejamento e responsabilidade, desbravamos inconsistências e iniciamos uma nova história. Lauro de Freitas está renascendo, e isso só foi possível porque não medimos esforços”, declarou ao destacar todo comprometimento dos secretários, que se uniram e dedicaram o máximo para fazer o melhor pela cidade.
O consultor da fundação, Mauro Ricardo Costa, especialista em gestão pública e ex-secretário da Fazenda de São Paulo e Paraná, elogiou a postura da administração. “Os resultados falam por si: quando há compromisso e técnica, as transformações acontecem. Identificamos dívidas herdadas, tomamos medidas imediatas e estabelecemos um plano sólido. Essa transição não foi apenas uma formalidade, mas um divisor de águas”, explicou.
Rumo aos próximos 1.360 dias, com os alicerces bem definidos, a gestão traça os próximos passos com otimismo. Os números apresentados no último relatório de transição e a receptividade da população indicam que a cidade vive um novo momento.
Os 61% de aprovação da população nos primeiros 100 dias da gestão da prefeita Débora Regis à frente do município, é resultado da pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada também nesta quinta.
Fonte: Secom PMLF
Foto: Jean Victor