EducaçãoMunicípios

Lauro de Freitas: estudantes da rede municipal voltam às aulas com novas estruturas e salas climatizadas

A quarta-feira (21) foi marcada pela volta às aulas para os mais de 25 mil alunos da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), se preparou para receber os estudantes, que terão como novidade, além das novas estruturas, o alívio do calor: algumas unidades já estão climatizadas, como é o caso da Escola Municipal Tenente Gustavo, no Capelão. A iniciativa vai beneficiar professores, alunos e servidores da educação.

Aos 8 anos, Lorrana Oliveira, aluna do 4º ano, se disse empolgada com o primeiro dia e o clima na sala de aula não passou despercebido. “Minha expectativa é muito boa. Aqui tem amigos que já conheço. Os novos ainda não sei quem são, mas seremos amigos. Aqui a gente tem ar-condicionado. Não vamos mais passar calor”, disse a jovem. Também do 4º ano, Natália Cerqueira, de 9 anos, contou que estava sentindo falta da escola. “Eu estava com muita saudade”, frisou.

A empolgação da criançada não é diferente da ansiedade da multidisciplinar Aldilene Teixeira. “Que bom começou o ano letivo. Estava com saudade. Mas, a novidade mesmo é o ar-condicionado. Melhorou para todo mundo. Tenho uma turma grande, com 33 anos alunos, mas hoje é o primeiro dia. Estou empolgada”, contou a professora, que leciona Português, Matemática e Ciências.

Para Luciana Almeida, diretora da unidade, os mais de 300 alunos matriculados na escola se sentirão confortáveis com as mudanças e vão gostar das novidades. “Vejo como algo positivo esse início de ano letivo. Tenho conversado com um grupo de pais, que é uma conversa constante, e eles demonstram segurança em seus filhos estarem matriculados na nossa escola. Percebo que os alunos estão felizes em retornar aos estudos”, disse.
Ainda segundo a gestora, a climatização na sala de aula vai auxiliar e influenciar muito nessa retomada. “O ar-condicionado nas salas vai influenciar na qualidade pedagógica do professor, da qualidade e bem-estar dos alunos em sala de aula. Aqui, algumas das nossas salas são poentes, então, com o ar vamos ter um ‘plus’ no processo de ensino e aprendizagem”, concluiu.

Escolas climatizadas

A SEMED iniciou o maior programa de climatização de unidades escolares da rede de ensino. O programa busca promover a climatização de 52 unidades, que até então funcionava com ventilação natural, compreendendo cerca de 800 salas de aulas e espaços administrativos de escolas e creches municipais.

Foram realizados estudos detalhados dentro das necessidades de cada unidade escolar. Posteriormente, um conjunto de contratações, mediante licitação pública foram feitos, visando promover a reforma para adequação física e elétrica das escolas e creches, garantir a aquisição dos equipamentos de ar-condicionado, de potenciais variadas de acordo com estudos técnicos, além de promover a contratação de serviço de instalação dos equipamentos.
 
A SEMED já reformou 52 escolas para adequação do processo de climatização, com a entrega de 760 equipamentos. De 20 de janeiro de 2024, data da assinatura do contrato, já foram instalados um total de 109 equipamentos e 09 escolas já estão totalmente climatizadas. Confira quais as escolas municipais já foram beneficiadas:
• Pedro Paranhos;
• Jardim Talismã;
• Enock Amaral;
• Dom Avelar;
• Fênix;
• Vila Praiana;
• Jacira Fernandes;
• Tenente Gustavo;
• Vida Nova. 

Fonte / Foto: PMLF

Related posts

Euclides da Cunha: Prefeitura divulga data da ExpoSertão 2023

Fulvio Bahia

PRF recupera caminhão com queixa de apropriação indébita em Feira de Santana

Fulvio Bahia

Candeias: 13° Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta sexta-feira (07)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais