O titular da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública de Lauro de Freitas (SSPLF), Glauber Moraes, realizou uma visita institucional ao Conjunto Penal da cidade, com o objetivo de conhecer as dependências da unidade e as ações de ressocialização desenvolvidas no local. O encontro também serviu para discutir possíveis convênios entre a prefeitura e a instituição.
Durante a visita, o secretário destacou a importância da integração entre os órgãos públicos para fortalecer a segurança e a reinserção social dos detentos. “A visita tem o objetivo de conhecer as unidades que temos que ter uma atenção especial dentro do município. Então viemos para essa visita institucional onde fomos muito bem recebidos pelo diretor e pelo diretor-adjunto, que além de apresentar tudo, nos mostraram também como, satisfatoriamente, são tratados os presos, com dignidade e respeito. A maioria deles trabalham e tem uma disciplina muito grande”, afirmou o secretário.
Com a visita, a Prefeitura de Lauro de Freitas demonstrou interesse em desenvolver projetos que apoiem o trabalho realizado no Conjunto Penal, localizado na Rua Djanira Maria Bastos, Caji. A iniciativa visa contribuir para a ressocialização dos presos, preparando-os para o retorno ao convívio social por meio da educação e do trabalho.
Ítalo Azevedo, diretor do estabelecimento prisional, ressaltou a importância da aproximação entre o município e a unidade prisional. “A integração hoje é um dos pilares da segurança pública, segundo a lei que regulamenta o Susp [Sistema Único de Segurança Pública]. A gente sabe que para fazer segurança pública precisa de integração, de investimento e de inteligência. É muito positivo receber a visita aqui do secretário de Segurança Pública do município de Lauro de Freitas. É importante que o município verifique qual o serviço que está sendo prestado, qual é o tipo de preso que será devolvido para a sociedade, para o município. Então, é importante que o município esteja próximo e, enquanto Secretaria de Segurança Pública, é bom receber esse apoio, saber que existe um órgão importante local que pode nos apoiar”, disse.
O Conjunto Penal de Lauro de Freitas é destinado ao recolhimento de presos do sexo masculino, condenados ao cumprimento de pena em regime semiaberto, das Comarcas relacionadas no Provimento da Corregedoria Geral de Justiça nº 03/2016. No local, são realizadas diversas atividades voltadas para a ressocialização, com foco na educação e no trabalho.
A visita do secretário Glauber Moraes, que aconteceu nesta sexta-feira (14/2), reforça o compromisso da administração municipal em colaborar com ações que promovam a segurança pública e a reinserção social, contribuindo para a redução da reincidência criminal e a melhoria da qualidade de vida da população.
Fonte / Foto: Secom PMLF