A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, apresentou o painel “Lauro de Freitas cada vez mais tecnológica”.
Prefeitos e gestores públicos de municípios do Estado da Bahia se reuniram em Lauro de Freitas, na última quinta-feira (15), para participarem do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento proporcionou troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público, a partir da utilização de tecnologias. O Fórum foi promovido pela Rede Cidade Digital, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SMDE).
A programação do Fórum contou com painéis que abrangeram sobre a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico, com foco na melhoria da comunicação com os munícipes e na promoção de ambientes de conectividade e de empreendedorismo. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, apresentou o painel “Lauro de Freitas cada vez mais tecnológica”. Na abordagem da gestora, cidade digital e inteligente significa um lugar que consegue trabalhar com amplitude de suas ações de modo a interligar pessoas.
“Aqui em Lauro de Freitas sempre pensamos em como fazer uma gestão mais tecnológica. Estamos implantando energia solar nas escolas e já entregamos tablets para alunos e professores, temos ônibus elétricos, doados pelo Estado, com trajeto dentro do município e que contribui para reduzir a emissão de CO2. Estamos com o Capacita MEI, além do Conecta Bahia e um Espaço Colaborar em fase final de implantação. A criação da Agência Inova para garantir a modernização de todos os espaços da Prefeitura. E vamos fazer um Hub para colocar nossas startups, bem como trabalhamos com a telemedicina”, relatou Moema sobre iniciativas da gestão no município.
O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes foi realizado no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC). Segundo José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), a chegada da empresa especializada em inovações para Prefeituras na Bahia demonstra a força do povo. “Falamos sobre a importância de ter a tecnologia aliada ao desenvolvimento e buscamos valorizar ações inovadoras para que as pessoas tenham acesso às tecnologias. A RCD visa contribuir com o desenvolvimento das cidades de forma cada vez mais conectada, humana e sensível”, disse.
O Fórum realizado em Lauro de Freitas foi o primeiro evento da Rede Cidade Digital no Estado da Bahia desde o início da pandemia da Covid-19. Representantes de 30 municípios participaram do evento que possibilitou acesso a diversas soluções tecnológicas disponíveis pelas empresas 1Doc, Placarsoft, Softplan, Aprova, IMAP e Evolution Tecnologia Funerária.
Fonte: SECOM PMLF
Foto: Danilo Magalhães