MunicípiosSaúdeVacina

Lauro de Freitas: município inicia vacinação contra poliomielite nesta segunda-feira (27); confira locais de vacinação

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), iniciou, nesta segunda-feira (27), a campanha de vacinação contra a poliomielite, destinada a crianças menores de 5 anos. A ação faz parte da Campanha Nacional, que segue até 14 de junho, com destaque para o dia 8 do mesmo mês, onde haverá o Dia D da vacinação contra a doença.

Com uma meta de vacinação de 95%, o imunizante será ofertado em todas as unidades de saúde do município, como explicou Rita Menezes, Superintendente da Vigilância à Saúde. “A campanha de vacinação da pólio iniciou, sendo o Dia D em 08 de junho, e é realizada em todas as 16 USFs, além da sala de vacinação do Parque Shopping Bahia”.

A campanha de vacinação contra a Poliomielite destaca-se como uma medida preventiva essencial. De acordo com Rita Menezes, apesar do país não apresentar mais casos desde a década de 80, por orientação do Ministério da saúde a campanha permanece. “A poliomielite está sendo erradicada, o último caso foi em 1989, em Pernambuco, mas por conta da globalização a gente continua na vigilância, pois o Afeganistão e Paquistão ainda têm casos”. 

As crianças com menos de 1 ano deverão receber a vacina conforme o esquema primário, que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP). As demais crianças, de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, serão vacinadas com a forma oral (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com a VIP. “A vacina está em processo de mudança, essa é a última vez que será de forma não injetável”, frisou a superintendente.

Os munícipes podem se dirigir a um dos postos de vacinação, localizados nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 15h, além da sala de vacinação no Parque Shopping Bahia, de segunda a sábado das 10h às 20h.

A Pólio

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Wandaick Costa

Related posts

AVANÇO: Carteirinha para pacientes que usam cannabis é aprovada na CCJ da Câmara de Goiânia

Fulvio Bahia

HUPES inaugura Unidade de Hospital Dia em Salvador

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Em seis anos foram diagnosticados mais de mil casos de câncer no CMPC

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais