Esta semana, Lauro de Freitas realiza a VI Conferência Municipal de Cultura (CMC). Na sexta-feira (15), acontece a abertura do evento, às 18h, no Cine Teatro, no Centro, e no sábado (16), serão realizados os grupos de trabalho por eixos temáticos e Plenária Geral, das 08h às 17h no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão.
De acordo com edital, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), podem participar do evento pessoas maiores de 16 anos, sociedade civil e representantes da gestão municipal. Todos os participantes serão credenciados no primeiro dia em três categorias: delegados natos com direito a voz e voto, convidados com direito a voz e observadores sem direito a voz e voto.
Este ano, a Conferência traz o mote “Democracia e Direito à Cultura”, como subtema “Por uma cultura emancipatória” e está organizada em seis eixos temáticos. A iniciativa tem como objetivo promover a avaliação do Plano Municipal de Cultura-PMC; discutir estratégias para que a cultura se torne vetor do desenvolvimento local; propor diretrizes prioritárias para garantir a transversalidade das políticas públicas e dos direitos culturais, por meio da valorização da diversidade cultural como forma de enfrentamento às violências e às desigualdades; fortalecer o Sistema Municipal de Cultura-SMC com a ampliação da participação social; entre outros.
Os seis eixos temáticos serão divididos em abertura, palestras, grupos de trabalhos e plenária final com as deliberações a partir das prioridades definidas pelos grupos de trabalho.
Confira os eixos:
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais
Fonte / Imagem: SUPCOM PMLF