Meio AmbienteMunicípiosPreservação Ambiental

Lauro de Freitas: No Dia Mundial da Limpeza, voluntários se unem para retirar microlixo da Praia de Vilas do Atlântico

Mais de cem voluntários, entre crianças, adultos e idosos, arregaçaram as mangas no último sábado (16) e retiraram das areias da Praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, quilos de microlixo. A iniciativa, que compõe nesta edição uma das agendas pelo Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, é promovida pelo projeto “Essa Praia Também é Minha!” e percorreu, durante toda manhã, dois quilômetros de extensão, proporcionando também a orientação aos banhistas com uma abordagem direcionada à preservação ambiental.

De acordo com o mentor do projeto, Rodrigo Chetto, essa é a 12º edição do evento. Ele explica que a mobilização dos voluntários acontece em parceria com associações, igrejas e através das redes sociais. “É só chegar, vestir a camisa e calçar as luvas! Toda ajuda é bem vinda”, conta. Chetto aponta ainda que bitucas de cigarro e tampinhas plásticas são os campeões do descarte irregular. “É necessário que as pessoas criem o hábito de recolher o lixo produzido. As bitucas além de ser um microlixo, contém componentes químicos altamente nocivos à vida marinha”, frisou.

Maria Isabel Gomes trouxe os três filhos para a ação, Lucas, Felipe e Daniel que recolheram lacres de refrigerantes, tampinhas de garrafa, sacolas plásticas e canudos da praia. “Conscientizar os pequenos é formar o adulto do futuro que queremos para nosso planeta”, disse a mãe enquanto orientava Daniel, de 11 anos, na coleta. “Retirando essa tampinha eu estou trabalhando para que os animais não morram”, avaliou o menino.

Coleta de lixo nas praias

Enquanto os voluntários recolhiam o microlixo, os agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), fizeram a coleta de lixo com esvaziamento das papeleiras e cestos localizados no calçadão.

A limpeza da faixa de areia e área verde é realizada diariamente pela gestão municipal nas praias, assim como nas áreas públicas da cidade, vias e ruas. Por mês são retiradas das três praias de Lauro de Freitas – Vilas, Buraquinho e Ipitanga, 165 toneladas de resíduos. “No verão a quantidade de resíduos tende a aumentar cerca de 12% principalmente por se tratar de uma cidade litorânea, as praias são opções para os munícipes e turistas”, pontua o secretário da SESP, Anderson Pinheiro.

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Lucas Lins

Related posts

Feira de Santana: Estudantes negros de escola municipal realizam exposição fotográfica em Shopping

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: estudantes da rede municipal voltam às aulas com novas estruturas e salas climatizadas

Fulvio Bahia

Apib pede inclusão de mais biomas brasileiros em regulação europeia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais