Municípios

Lauro de Freitas: Prefeitura adere ao SEI Bahia Municípios e inicia era de gestão 100% digital

A Prefeitura de Lauro de Freitas deu um passo importante rumo à modernização da gestão com a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Bahia Municípios e à plataforma de serviços Ba.Gov. Nesta terça-feira (8/4), a prefeita Débora Regis assinou um termo de apoio com o Governo do Estado, a partir da parceria firmada para a Promoção da Transformação Digital no município. A ação aconteceu nesta tarde, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), localizado na Rua Euvaldo Santos Leite.

O ato marca o início de uma nova era de processos de forma digital de ponta a ponta, ou seja, sem a necessidade de utilizar papel ou de deslocamento físico. Esse uso da tecnologia visa proporcionar grandes impactos para Lauro de Freitas como: mais eficiência, eficácia, transparência e economia para os cofres públicos, representando mais de R$ 800 mil mensais em contenção na compra de papel.

O SEI é reconhecido nacionalmente como uma solução eficaz para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos, o SEI proporciona ganhos financeiros, de produtividade, transparência e sustentabilidade para os cofres públicos. Além disso, é um recurso gratuito para o município.

A iniciativa ocorreu, por meio da Secretaria Estadual da Administração (SAEB), para firmar a transformação digital em Lauro de Freitas, a partir de soluções do Processo Eletrônico Nacional, incluindo o Sistema Eletrônico de Informações e a disponibilização da plataforma de serviços públicos digitais, ba.gov.br. “Essa adesão que estamos fazendo hoje de forma gratuita para a nossa cidade vai impactar não apenas na economia de recursos, mas principalmente na eficiência dos processos com a economia de tempo. Estamos em uma cidade que representa uma importância muito grande para a Bahia e para a região metropolitana e que até hoje vive na contramão da tecnologia. Nosso objetivo é criar uma gestão 100% digital”, explicitou a prefeita Débora Regis.

O Superintendente da Gestão e Inovação (SGI), Luís Fernando de Carvalho Leite, destacou que uma gestão digital tem muito mais a ver com pessoas do que com tecnologias. “Lauro de Freitas é nossa prefeitura piloto, através da plataforma ba.gov.br começamos a disponibilizar os carnês de IPTU [Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana] da cidade. Estamos felizes em retomar esse diálogo e dar continuidade às ações com estratégias de ampliação dos serviços. No estado, conseguimos uma economia que representa bilhões. O principal desafio é processual e de cultura, mas essas são barreiras que serão vencidas, principalmente, devido aos benefícios dessa plataforma e a vontade da gestão, que nos deixa motivados a evoluir”.

Em discurso, o titular da Secretaria Municipal de Administração (SECAD), Tassio Lima Azevedo, frisou que trazer Lauro de Freitas para a era digital foi uma meta estabelecida pela prefeita Débora Regis desde o início da gestão e que em apenas três meses foram dados passos importantes nesse sentido. “Na gestão pública de modo geral, os olhares dos gestores estão voltados a ações que podem ser vistas, como ruas asfaltadas e praças. Mas o investimento em tecnologias capazes de transformar e agilizar a vida do cidadão de uma forma menos visível é a preocupação de gestores comprometidos que buscam a eficiência e que fogem da superficialidade, buscando soluções inovadoras que trazem economia. É isso que está acontecendo hoje. O valor que hoje compramos de papel será revertido em obras e políticas públicas”.

O SEI Bahia Municípios é uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e se tornou referência para todo o país. As equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais com a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação, que permite ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios, sem custo.

Também participaram da assinatura, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis; a secretária de Educação (SEMED), Tamires de Andrade; a secretária interina de Saúde (SESA), Elba Brito; a secretária do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET), Luana Vitorino; o secretário da Fazenda (SEFAZ), Ricardo Gois; o chefe de Gabinete, Jonatas Passos; e a chefe da Casa Civil, Fátima Barbosa; entre outros representantes de pastas, mostrando o comprometimento de toda gestão.

Fonte: Secom PMLF
Foto: Jean Victor

Related posts

Cruz das Almas: Prefeitura leva atendimento oftalmológico para moradores da zona rural em parceria com a Associação Olhar pelo Próximo

admin

Em Barreiras, PRF prende foragido da justiça de Minas Gerais

Fulvio Bahia

Hospital Estadual Costa das Baleias atinge 80% de ocupação e realiza primeira neurocirurgia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais