CapacitaçãoEducaçãoMunicípios

Lauro de Freitas: Prefeitura promove “aulão” para alunos da rede municipal de ensino visando provas avaliativas do SABE e SAEB

Os alunos do 2º, 5º e 9º ano da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas passarão por avaliações externas, com as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). Visando fortalecer o aprendizado dos estudantes, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), nesta quarta-feira (13), um aulão, envolvendo as escolas municipais Ana Lúcia Magalhães, Fênix e Ipitanga. A atividade foi realizada no Cine Teatro, no Centro da cidade.

A disputa sadia por quem acertava mais questões e, consequentemente era pontuada, também teve seu momento de seriedade. A união das escolas para responder corretamente às questões, evidenciou o interesse no que era proposto: o aprendizado. As duas avaliações são importantes, pois é por meio delas que é medido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município.

Entendendo a importância das avaliações, Eduardo Ramos, de 15 anos, gostou do modelo de aula diferenciada e elogiou a didática aplicada. “Muito bom, porque a gente aprende mais e é uma forma de juntar as escolas, numa atividade mais descontraída e prática”, disse o aluno do 9º ano A da escola Ipitanga. 

Professor de matemática, Osvaldo Oliveira acredita que a junção das escolas facilita a interação entre os alunos e auxilia na troca de experiência de aprendizagens. “Quando a gente sai da sala de aula e o aluno tem outra vivência, tende que ele venha aprender mais com isso. Essa participação e junção entre escolas, acredito que abre mais a mente dos alunos, possibilitando que eles tenham um aprendizado mais eficaz, que eles aprendam de outra forma, que é interagindo com outros alunos”, contou.

Aos 15 anos e também aluna do 9º A da escola Ipitanga, Melissa Farias, aprovou a iniciativa e entende que a atividade vai auxiliar na hora da prova. “Essa forma de aprendizado é muito importante, pois potencializa o trabalho em grupo. Incentiva o aprendizado. A colaboração. O respeito entre as escolas. Para quem vai fazer a prova, vai poder revisar, entender e interpretar melhor as questões, e como responder e calcular o que vai cair nas provas”, comentou. 

Para a professora e técnica do ensino fundamental da SEMED, Antonia Geny, o primeiro aulão está aprovado, pois segundo ela, a participação ativa dos alunos na atividade mostra o quanto os estudantes estão empenhados para a realização dos exames. “Desde que iniciamos aqui, vimos uma empolgação e compromisso das equipes de buscar uma resposta. Isso é um sinal de que eles estão gostando e de que está legal esse modelo. Então, esse é o primeiro aulão envolvendo mais escolas, com o objetivo de revisar as questões para avaliações externas do SABE e SAEB. A intenção é que as escolas possam fazer essa atividade dentro das unidades. Projetamos um piloto modelo e após isso, vamos começar a aplicar dentro das escolas”, declarou. 

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Lucas Lins

Related posts

Vitória da Conquista: Prefeita se reuniu com desembargadora do TJBA e reforçou necessidade de instalação da 2ª Vara de Violência Contra a Mulher

Fulvio Bahia

Seminário discute Transtornos Mentais no Local de Trabalho nesta terça-feira (30)

Fulvio Bahia

Lancha afunda momentos antes de atracar em Valença; assista aos vídeos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais