A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está intensificando esforços para construir, de forma coletiva e dialogada, políticas públicas que integrem cultura e esporte ao desenvolvimento educacional de crianças e jovens da Rede Pública Municipal de Ensino. Para identificar necessidades e soluções para o setor, um encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (24/2), na sala de reuniões do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf).
A superintendência de Promoção da Cultura Musical e Esportes nas Escolas, Orquestras, Fanfarras e Corais, vinculada à Semed, realizou um diagnóstico situacional no município e propôs um diálogo aberto com fazedores de cultura e esporte que atuam com educação. Durante a reunião, foram levantadas questões como a infraestrutura necessária para o pleno desenvolvimento das atividades culturais e esportivas, incluindo a disponibilidade de equipamentos de som, instrumentos musicais, vestuários e logística, como transporte e horários flexíveis que não interfiram no período de aulas.
Além disso, foi discutida a importância de oferecer um cardápio amplo de atividades aos alunos e a necessidade de reparos em equipamentos. Outro ponto crucial abordado foi a inclusão social de alunos com autismo e deficiência (PcD), reforçando o compromisso com uma educação transversal e inclusiva.
O superintendente, Itamar Oliveira Teles, reforçou que a reunião teve como objetivo alinhar as necessidades identificadas no diagnóstico com as demandas reais dos profissionais que atuam na área. “As aulas começaram e também o nosso planejamento técnico. Temos aqui reunidos um público de fazedores de cultura, que atuam há anos na área, o que proporcionou uma discussão proveitosa e ampla. Esse era realmente o momento de alinhar as expectativas ao nosso diagnóstico e às necessidades de quem realmente faz acontecer. O próximo passo é levar as demandas para a secretária da educação, Tamires Andrade, com as necessidades e as sugestões de solução”, explicou.
José Luís Rosário Silva, coreógrafo, que atua com organização musical, destacou a importância de estruturar e organizar as fanfarras no município. “A gestão está sinalizando para nós, fazedores de cultura, o interesse em promover e trabalhar para os munícipes da cidade, a educação musical, e eu creio que vai funcionar. Ouvimos aqui todos os pensamentos e diálogos que foram contundentes nesse caminho de fazer acontecer. Acredito que, durante os próximos quatro anos, teremos uma gestão fantástica, sobretudo na área da música, dos esportes e da cultura nas escolas de Lauro de Freitas”, afirmou.
A reunião contou com a presença de professores, representantes de segmentos culturais e esportivos, como: mestres de capoeira, professores de caratê, boxe, futebol, músicos, maestros e representantes de fanfarras, orquestras e corais. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em priorizar a educação, integrando cultura e esporte como pilares fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Fonte: Secom PMLF
Foto: Tiago Pacheco