A consulta pública sobre o Documento Curricular Referencial de Lauro de Freitas do ensino fundamental e educação infantil está aberta, até o dia 20/09, para profissionais da educação, comunidade escolar e interessados participarem da elaboração. As sugestões para construção do currículo municipal, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), devem ser enviadas pelo link (https://laurodefreitas.ba.gov.br/2021/curricular-referencial).
Ao acessar o link, ou o banner da Consulta Pública – Documento Curricular pela página inicial do site da Prefeitura (laurodefreitas.ba.gov.br), o respondente vai encontrar formulários das áreas específicas da matriz curricular. O currículo de Lauro de Freitas definirá as orientações metodológicas e avaliações das especificidades da educação infantil e do ensino fundamental, com a valorização dos conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
A elaboração do currículo municipal está sendo organizada pela Secretaria de Educação (Semed), por meio das Coordenações da Educação Básica e da Gestão Escolar e Monitoramento da Evolução da Qualidade do Ensino por Escola, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Ao fim da consulta pública, a versão final do documento curricular passará pela validação do Conselho Municipal de Educação e será apresentada à comunidade escolar.
A Semed ressalta que devem constar no currículo a valorização das manifestações artísticas e culturais locais, diferentes linguagens nos processos pedagógicos, bem como das tecnologias de informação e de comunicação digitais em comum acordo com a proposta da BNCC, além da apropriação de conhecimentos e experiências dos estudantes que estimulem a capacidade argumentativa, de autoconhecimento, cuidados com a saúde física e emocional.
Fonte / Imagem: SUPCOM PMLF