FiscalizaçãoMunicípios

Lauro de Freitas: Procon deflagra ‘Operação Dia dos Pais’ e fiscaliza lojas da cidade

Uma equipe da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Lauro de Freitas (Procon) esteve presente, na manhã da última terça-feira (8), no Centro e no Parque Shopping da Bahia, cumprindo a “Operação Dia dos Pais”, que será comemorado no próximo domingo (13). O objetivo da ação é verificar se as lojas estão cumprindo o Código do Direito do Consumidor, além de averiguar questões de regularidade do estabelecimento. 

A diretora de fiscalização do Procon, Natali Santos, explicou o procedimento e como o órgão atua. O objetivo é verificar se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo o que rege o Código de Defesa do Consumidor. “A primeira coisa que fazemos na abordagem é questionar se possuem o código do consumidor na loja e procuramos orientar que é necessário que fique à mostra. Ainda mais nessa época do Dia dos Pais, que incrementa as vendas de artigos de presentes, analisamos também a questão do preço”, disse.

Segundo a diretora, algumas lojas foram flagradas sem a precificação, que é determinada. “Identificamos em algumas lojas a falta de preços em determinadas peças ou produtos. Isso é uma irregularidade. Quando se trata de várias araras sem preço nas gôndolas, a gente dá um prazo para que a loja faça a reparação. Quando é de imediato permanecemos no local até ser feita a regularização. Todas informações sobre forma de pagamento tem que estar à amostra”, completou.

Natali ainda fez um alerta para os consumidores. É preciso estar atento aos valores para pagamento à vista e no cartão de crédito. “As lojas que vendem com preço no cartão e é um valor e no dinheiro é outro valor, orientamos aos lojistas que essa informação seja colocada à mostra numa placa, num informativo, que seja visível ao consumidor”, alertou.

Há 25 anos no ramo de rouparia e calçados masculinos, Gilvan Silva, que é subgerente de uma loja no equipamento comercial, aprovou a fiscalização. “Tem que ser feito e temos que respeitar. É um direito do consumidor e um direito nosso. Tá tudo em ordem e graças a Deus estamos com tudo regularizado”, contou. Sobre a vendagem, Gilvan espera que o movimento cresça nos próximos dias. “As expectativas de venda são as melhores. Queria vender de segunda até sábado, né? Geralmente no final da tarde dá um movimento maior e espero que aconteça, que a gente venda bastante, porque é o nosso segundo dezembro”, concluiu.

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Lucas Lins

Related posts

Itabuna: Normas Municipais regem obras públicas no município

Fulvio Bahia

Polícia Civil finaliza Operação Estagnare com sete presos

Fulvio Bahia

Ibametro intensifica verificação dos equipamentos de bafômetros de diversos estados do Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais