FiscalizaçãoMunicípios

Lauro de Freitas: PROCON realiza fiscalização em clínicas e laboratórios visando a proteção de dados dos consumidores

O Procon de Lauro de Freitas está realizando a Operação Lei de Proteção de Dados, visando a proteção de dados dos consumidores. Clínicas e laboratórios estão sendo vistoriados, com o intuito de averiguar a aplicação da Lei de Proteção de Dados (LGPD) bem como Código de Defesa do Consumidor que traz no art. 43 a coleta de dados dos consumidores.

O principal objetivo da fiscalização é resguardar os dados dos consumidores, para que estas informações não vazem e caiam em mãos de terceiros, como hackers, causando danos aos seus titulares. Isso consequentemente diminui sobremaneira os riscos de fraudes ou golpes.

O município de Lauro de Freitas foi o primeiro a realizar as vistorias nas clínicas. Natali Santos, diretora de fiscalização do Procon, explicou como é realizada a fiscalização. “Orientamos os responsáveis pelos estabelecimentos a manter os dados pessoais e sensíveis dos consumidores/pacientes de forma segura e condizente com o que estabelece a Lei 13.709/20218. Também deixamos claro ao consumidor a forma como seus dados são tratados, bem como que esses registros sejam passados de forma objetiva e com informações necessárias”, disse.

Natali alerta para a finalidade específica dos dados e que qualquer alteração feita no cadastro do paciente deve ser informada ao titular. “A maioria das Clínicas e Laboratórios de Lauro de Freitas estão adeptas à LGPD, tendo um setor (terceirizado ou não) responsável pelo saneamento dessas informações fornecidas pelo consumidor na hora de preencher a ficha de exame e/ou marcação de exames”, contou. 

A diretora informa ainda que a fiscalização prevista pela LGPD não está atrelada apenas a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), mas também com a responsabilidade dos Órgãos de Defesa do Consumidor fiscalizar e autuar os estabelecimentos que não estiverem adequados à LGPD. “Esta atribuição concorrente se dá pelo simples fato de que, o Titular dos dados serem consumidores e além disso a relação de consumo ali existente, qual seja a prestação de serviços ou mesmo a venda de produtos”, completou Natali.

Fonte: SUPCOM PMLF
Foto: Wandaick Costa

Related posts

Sentimento de mudança em Feira é muito forte, está nas ruas e Zé Neto vai vencer as eleições, afirma deputado Robinson

Fulvio Bahia

Irecê: Inscrições para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) estão abertas

Fulvio Bahia

Ex-secretário de Saúde e empresário de Poções são acionados para devolver mais de R$ 174 mil aos cofres públicos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais