MunicípiosSaúde

Lauro de Freitas: Rede municipal de ensino amplia ações educativas para meninas

Dignidade menstrual é o tema central das ações desenvolvidas pelo município.

Executado na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, localizado no bairro de Ipitanga em Lauro de Freitas, o Projeto Lilá estenderá as ações educativas e de orientações ao primeiro ciclo menstrual das alunas do ensino fundamental I e II para as Escolas Municipais Fênix, em Vila Praiana e Itamar Oliveira, no Aracui. A novidade foi divulgada na manhã da última quarta-feira (12), durante o encontro ampliado sobre Dignidade Menstrual, realizado no Teatro João Gilberto, na Estação de Cidadania PEC 3000.

Entre as ações do Projeto, estão o primeiro preventivo realizado pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família Chafariz de forma não invasiva e com equipe multidisciplinar composta por ginecologistas, psicólogos e assistentes sociais; orientações sobre os cuidados com o corpo e preventivas sobre gravidez na adolescência; Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); e a importância da vacinação contra o HPV.  “É muito importante porque incentiva a gente a falar e não ter vergonha da menstruação”, destaca a aluna do 8º ano, kethyn Adelina. 

A reunião contou com a participação de gestores e de integrantes da comunidade escolar para conhecer sobre a iniciativa e dialogar sobre a perspectiva de incluir o Projeto em todas as unidades de ensino da rede pública do município. “Atualmente temos na rede quase seis mil meninas na faixa etária entre nove e 14 anos. Estatisticamente é registrado até 40 faltas de aula anuais relacionadas a ausência de recursos para a compra do absorvente ou em decorrência das dores menstruais”, aponta a coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Educação, Beth Silva.

A professora e idealizadora do Projeto Lilá, Maria do Socorro, conta que a ideia surgiu dentro de casa, quando sua filha menstruou pela primeira vez e teve acesso aos cuidados e orientações médicas necessárias nesse momento. “Eu presenciei na escola meninas colocando casacos para se esconder ou me pedindo papel higiênico na tentativa de conter o fluxo. Elas não tinham acesso ao básico, quanto mais ir a uma consulta médica tão necessária”, disse.

Unindo forças 

Em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) PLAN será realizada outra iniciativa que garante higiene e saúde nas escolas, particularmente para as meninas que menstruam. As Escolas Municipais Gregório Pinto de Almeida e a Eurides Santana, na Itinga, serão contempladas com três banheiros cada – um masculino, um feminino e um para Pessoa Com Deficiência (PCD) – adaptados para o uso comum proporcionando dignidade, privacidade e segurança. “As unidades foram pensadas em conjunto com os alunos que fizeram as colocações das necessidades para a realização da higiene corporal”, conta o arquiteto da ONG PLAN, Arley Samá. 

A ONG é responsável pela construção e custeio dos banheiros e também realiza na Escola Municipal Solange Coelho, na Itinga, e no Fênix o Projeto Escola de Liderança para Meninas, com orientações, produções de vídeo, diálogos com os pais e campanhas que discutem coletivamente as vivências das estudantes.  

Projeto de Lei

A minuta do Projeto de Lei Municipal, que versa sobre o assunto, foi apresentada durante o encontro. A proposta descreve que pessoas estudantes do ensino fundamental I e II da rede pública municipal devam receber dois pacotes de absorventes por mês para sua higiene pessoal. 

A minuta será apresentada ao Poder Executivo Municipal para apreciação e deve ser encaminhada ao Legislativo para votação. 

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Raphael Muller

Related posts

“Nosso nome em Candeis é Marivalda”, diz Jerônimo

Fulvio Bahia

Dia D da vacinação contra poliomielite e outras doenças acontece em 90 pontos de Salvador neste sábado (8)

Fulvio Bahia

Itabuna: Prefeitura inicia Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais