AlimentaçãoMunicípios

Lauro de Freitas: Referência em segurança alimentar, município realiza 3ª Conferência para debater mais investimentos

Auditório lotado, recitação de poema, música e uma reflexão: “A fome mexe com todo o corpo do ser humano, mas podemos fazer diferente. Nós queremos, nós podemos e vamos conseguir”. A fala é da moradora e ativista, Maria Diva, que compôs a mesa de convidados e abriu a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, na manhã da última sexta-feira (25). O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), tem como objetivo discutir e debater proposições importantes para fortalecer ainda mais a segurança alimentar e nutricional no município.  

O titular da SEMDESC, Tito Coelho, destacou os trabalhos executados pela pasta no município, além de enaltecer que Lauro de Freitas é referência no estado na questão alimentar e nutricional. “Atrelo esse destaque em virtude, muito possivelmente, por conta do volume de equipamentos que dispomos no município. Destaco o Restaurante Popular, as Cozinhas Comunitárias de Portão e Itinga, o nosso Banco de Alimentos, o investimento em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) mensal, que gira em torno de R$ 600 mil/mês”. O secretário classificou a Conferência “como um importante momento para fazer os investimentos necessários”. “Nosso objetivo é atender o clamor popular, do anseio, do sentimento, das necessidades do nosso povo, e temos investido muito com o intuito de superarmos as vulnerabilidades diversas, como sociais, habitacionais e alimentares com oportunidades. Então, com toda certeza, o município está disposto a criar políticas e estratégias que possam garantir a superação desses momentos”, garantiu.

A nutricionista da SEMDESC, Elaine Souza, entende que a construção de propostas durante a conferência é imprescindível. “O objetivo aqui é construir propostas para que tenhamos algo diferente do que existe hoje em nível nacional e principalmente municipal. Em Lauro, temos equipamentos importantíssimos que auxiliam na alimentação dos munícipes, o que coloca a cidade como referência na relação de SAN. Esse processo é interessante também para que as pessoas tenham uma visão mais ampla sobre a segurança alimentar e educação nutricional, para que essas mesmas pessoas sejam multiplicadoras em vários níveis, sobretudo em sua comunidade, que é o local que ela está representando”, concluiu.

Participante do evento, a estudante do 8º semestre de Nutrição, na Unime, Amanda Veiga, parte da premissa do “fazer o bem sem olhar a quem”. Para a jovem de 21 anos, que está encerrando o ciclo acadêmico, é de suma importância ouvir e entender ainda mais sobre o assunto. “Vejo essa conferência como algo determinante no nosso município, porque enquanto cidadãos, temos que ter esse olhar para o outro e foi o que busquei na Nutrição”, disse. Segundo ela, participar da Conferência faz com que ela tenha um olhar diferenciado para a situação. “Então, estar aqui me faz ver que é muito além do que estar num consultório. Não basta só ter o olhar de combater a fome, temos também que garantir a segurança alimentar dessas pessoas”, disse.

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no evento, que tem a parceria do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Lauro de Freitas (COMSEALF), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e da faculdade Unime. Também participaram a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Lauro de Freitas (COMSEALF), Maria Lúcia; Fernanda Silva, Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES); Tiago Pereira, Coordenador do Bahia Sem Fome da Casa Civil do Estado e a ativista e moradora, Maria Diva.

Fonte: SUPCOM PMLF
Foto – Wandaick Costa

Related posts

Festival do Umbu de Uauá abre espaço para comercialização de produtos da agricultura familiar baiana

Fulvio Bahia

Itabuna: Governo da Bahia inicia o processo de aquisição dos reservatórios do Projeto Mais Água para a Cidade

Fulvio Bahia

Alagoinhas: SEMAS dá início às Oficinas de Redes Sociais para Pequenos Negócios

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais