Clima / TempoMunicípios

Lauro de Freitas: Reunião alinha ações emergenciais da Operação Chuva 2023 no município

A SESP intensificou a limpeza de rios, córregos e bueiros

Os últimos detalhes da Operação Chuva 2023 em Lauro de Freitas foram alinhados na última quarta-feira (03), durante reunião entre as secretarias de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP); Serviços Públicos (SESP); Infraestrutura (SEINFRA); Gabinete da Prefeita; e Defesa Civil. A reunião ocorreu na sede do Centro Integrado de Mobilidade Urbana.

Liderados pelas orientações do vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro, os gestores das pastas fizeram um levantamento dos pontos críticos e em seguida percorreram as localidades para averiguar se houve estragos causados pela chuva. “Recebemos três chamadas referentes a risco ou colapso de estruturas. Equipes da Defesa Civil estiveram nos locais para verificar e orientar os moradores próximos”, informou Vidigal.

De acordo com o vice-prefeito, as ações preventivas são realizadas durante todo o ano e intensificadas nos meses de maior intensidade de chuva. “Desde o início do outono até agora já dispensamos 1.257m2 de lona plástica em encostas e taludes de corte desprotegidos. Além disso, após registro, esses locais são monitorados com visita de técnicos da Defesa Civil para avaliação”, conta.

A SESP intensificou a limpeza de rios, córregos e bueiros. O coordenador executivo da pasta, Antônio Abreu, alerta para os cuidados que a população deve ter no descarte do lixo doméstico. “É importante que o lixo seja colocado para coleta pelo menos com uma hora de antecedência, antes disso pode acontecer a ruptura das sacolas plásticas que com as chuvas acabam escoando e entupindo os bueiros, o que acarreta muitos transtornos”, frisou.

Pontos críticos

Entre os principais pontos críticos elencados estão a região de Boca da Mata em Portão, Luiz Tarquínio na altura da loja Belo Ferragens, Doutor Gerino de Souza Filho e Amarílio Thiago. A Rua Doutor Gerino de Souza Filho, foi sinalizada e prontamente equipes da SETTOP estiveram no local para auxiliar na sinalização e no fluxo dos veículos.

“Temos realizado a desobstrução da rede de drenagem e esgoto do município com estratégias diárias. E o rápido escoamento das águas é fruto desse trabalho realizado constantemente, além disso colhemos os frutos da obra de macrodrenagem dos rios Joanes e Ipitanga, onde não temos os transtornos nas regiões da Avenida Beira Rio ou Mário Epinghaus por exemplo”, cita Roque Fagundes, secretário da SEINFRA.

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Raphael Muller

Related posts

Feira de Santana: Prefeito e general do Exército acompanham obra de requalificação do Rio Subaé

Fulvio Bahia

Cachoeira terá Salas Elas à Frente – Mãe Preta

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Unidade de Cuidados Intermediários atendeu mais de 70 recém-nascidos em três meses

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais