“Já experimentou acreditar em você? Tente, você não faz ideia do que é capaz!” A frase é de Meirinha Souza, delegada da Associação Nanismo Brasil (Annabra) e Secretária Municipal da Mulher e Diversidade de Irecê. Ela foi a responsável por levar para gestores e vice-gestores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, uma palestra sobre acondroplasia, também conhecida como nanismo. O evento realizado na manhã desta terça-feira (31), no Colégio de Tempo Integral de Portão, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e em parceria com a LLYC Consultoria de Comunicação e a BioMarim Farmacêutica.
Na atividade, também foram entregues exemplares da cartilha “Nosso Amigo com Nanismo”, desenvolvida em colaboração com o renomado cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. O objetivo central da publicação é disseminar informações essenciais sobre a condição genética rara, que resulta em estatura reduzida e desafios específicos de saúde. Os exemplares ficarão nas bibliotecas da rede e à disposição dos alunos.
Meirinha trouxe importantes falas em prol da inclusão das pessoas com nanismo. “Precisamos fortificar essa causa. É possível que existam pessoas com nanismo vivendo em cárcere privado. Precisamos construir uma sociedade aqui em Lauro de Freitas que agregue muito à causa. Muito se tem o discurso que somos a minoria, mas não, nós somos a maioria. Então, vivemos em um país plural, cheio de diversidades e temos diferenças. Podemos conviver com muita sabedoria e muito a somar com as nossas diferenças. Estar aqui me dá força. Precisamos oxigenar nosso espaço, porque aquilo que é invisível comece a aparecer”, explicou.
A secretária da SEMED, Vânia Galvão, endossou o discurso da participante e falou da oportunidade de receber alguém tão especial, que luta por inclusão e respeito. Para a gestora, foi um momento muito especial. “Ela veio abrilhantar o lançamento da cartilha e trazer para todos nós esse hall de conhecimentos. Como está dito no próprio livro, somente como um espírito inclusivo, nós vamos vencer o preconceito”, contou a titular da pasta.
Para Andrea Vieira, gestora da Escola Municipal Capiarara, é preciso fortalecer as políticas públicas de inclusão. “Essa palestra tem muito valor, pois temos recebido crianças com nanismo na escola e a gente vê isso refletindo na sociedade. É importante incluir essas crianças, de pensar em adaptações, de políticas que melhore. Trazer uma palestra como essa nos ajuda a abrir mais caminhos, para que possamos melhor efetivar as políticas públicas e as aprendizagens para essas crianças”, avaliou.
Fonte: SECOM PMLF
Foto: Raphael Muller