Inclusão SocialMunicípiosPessoas com Deficiência

Lauro de Freitas: Secretaria de Educação promove palestra sobre o nanismo e distribui cartilha de política de inclusão

“Já experimentou acreditar em você? Tente, você não faz ideia do que é capaz!” A frase é de Meirinha Souza, delegada da Associação Nanismo Brasil (Annabra) e Secretária Municipal da Mulher e Diversidade de Irecê. Ela foi a responsável por levar para gestores e vice-gestores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, uma palestra sobre acondroplasia, também conhecida como nanismo. O evento realizado na manhã desta terça-feira (31), no Colégio de Tempo Integral de Portão, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e em parceria com a LLYC Consultoria de Comunicação e a BioMarim Farmacêutica. 

Na atividade, também foram entregues exemplares da cartilha “Nosso Amigo com Nanismo”, desenvolvida em colaboração com o renomado cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. O objetivo central da publicação é disseminar informações essenciais sobre a condição genética rara, que resulta em estatura reduzida e desafios específicos de saúde. Os exemplares ficarão nas bibliotecas da rede e à disposição dos alunos. 

Meirinha trouxe importantes falas em prol da inclusão das pessoas com nanismo. “Precisamos fortificar essa causa. É possível que existam pessoas com nanismo vivendo em cárcere privado. Precisamos construir uma sociedade aqui em Lauro de Freitas que agregue muito à causa. Muito se tem o discurso que somos a minoria, mas não, nós somos a maioria. Então, vivemos em um país plural, cheio de diversidades e temos diferenças. Podemos conviver com muita sabedoria e muito a somar com as nossas diferenças. Estar aqui me dá força. Precisamos oxigenar nosso espaço, porque aquilo que é invisível comece a aparecer”, explicou.

A secretária da SEMED, Vânia Galvão, endossou o discurso da participante e falou da oportunidade de receber alguém tão especial, que luta por inclusão e respeito. Para a gestora, foi um momento muito especial. “Ela veio abrilhantar o lançamento da cartilha e trazer para todos nós esse hall de conhecimentos. Como está dito no próprio livro, somente como um espírito inclusivo, nós vamos vencer o preconceito”, contou a titular da pasta. 

Para Andrea Vieira, gestora da Escola Municipal Capiarara, é preciso fortalecer as políticas públicas de inclusão. “Essa palestra tem muito valor, pois temos recebido crianças com nanismo na escola e a gente vê isso refletindo na sociedade. É importante incluir essas crianças, de pensar em adaptações, de políticas que melhore. Trazer uma palestra como essa nos ajuda a abrir mais caminhos, para que possamos melhor efetivar as políticas públicas e as aprendizagens para essas crianças”, avaliou. 

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Raphael Muller

Related posts

Luís Eduardo Magalhães: A cidadania cresceu na mesa de 1.500 famílias com o Programa Cesta Cidadã

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura e Sindicato Rural preparam Parque de Exposições para 42ª Expo Jequié

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura inicia aulas do curso de Design Gráfico na Praça CEU

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais