AnimaisMunicípiosSaúde

Lauro de Freitas: Secretaria de Saúde faz alerta sobre a gripe aviária

Não há registros de contaminação da doença a partir do consumo de frango ou ovos devidamente preparados, afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Diante do estado de emergência zoossanitária decretado pelo Ministério da Agricultura em todo o país desde 22 de maio deste ano, em razão das primeiras confirmações de gripe aviária em animais no Brasil, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os munícipes para os sintomas do vírus H5N1, que pode acometer aves domésticas e silvestres. Embora seres humanos também possam ser contaminados, o risco é muito menor e não há casos confirmados até o momento no país.

Todas as aves contaminadas, encontradas no País foram consideradas migratórias, porém, os munícipes que possuam aves de estimação devem ficar atentos ao comportamento e à saúde dos animais, além de evitar qualquer tipo de contato e comunicar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em casos de suspeita do vírus.

No Brasil, não há focos de gripe aviária em aves de granja, ou seja, voltadas para a alimentação. Não há registros de contaminação da doença a partir do consumo de frango ou ovos devidamente preparados, afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O número de focos de gripe aviária do subtipo H5N1 no Brasil subiu de 24 para 25, de acordo com uma atualização do Ministério da Agricultura na última quarta-feira (7).

A gripe aviária ocasiona problemas respiratórios nas aves, desencadeando sintomas como espirros, tosse e corrimento nasal, além de falta de apetite e diarreia. Letargia, incapacidade de locomoção e edema da crista e da barbela também podem ser observados nos bichos infectados, causando alta taxa de mortalidade em aves, sendo observada, em algumas situações, a morte desses animais antes mesmo do surgimento de sintomas. A letalidade dessa gripe nas aves pode chegar a quase 100% em alguns casos.

Transmissão

A transmissão do vírus H5N1 pode ocorrer por contato direto, por meio de secreções nasais e oculares, fezes de aves infectadas ou por contato indireto, por meio da água, de carcaças de animais mortos e do contato com equipamentos contaminados.

Qualquer cidadão pode notificar ao Centro de Controle de Zoonoses as ocorrências suspeitas, como mortalidade anormal e inexplicável de aves silvestres, aves moribundas com sinais clínicos compatíveis com gripe aviária e mortalidade excepcional (súbita e elevada) em aves de subsistência, de exposição, de ornamentação ou de companhia.

Prevenção e notificação

Para prevenir a gripe aviária o cidadão não deve tocar em aves encontradas nas praias, com ou sem sintoma, aqueles que possuem aves de criação deve frequentemente adotar medidas de higiene, limpeza e desinfecção no ambiente em que os animais vivem. É fundamental lavar as mãos com água e sabão antes e depois de manusear as aves, além de fazer o controle higiênico-sanitário de quem adentra o local onde elas estão.

A Secretaria da Saúde de Lauro de Freitas informa ainda que o munícipe não deve, em nenhuma hipótese, se aproximar, tocar ou recolher aves silvestres de vida livre, saudáveis ou não. Ao deparar com uma situação suspeita de gripe aviária, comunique imediatamente o CCZ pelo e-mail ccz-sesa@laurodefreitas.ba.gov.br  ou pelo telefone (71)3369-9919.

Para agilizar as providências, o cidadão deve informar a descrição geral e o local exato da ocorrência, o contato do notificante, as espécies e o número de aves acometidas e, se possível, enviar uma foto dos animais envolvidos.

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Banco de imagens GOV.BR

Related posts

Paulo Afonso: II Jornada Pedagógica acontece no dia 10 de julho

Fulvio Bahia

PRF apreende 49 kg de maconha na BR 101, município de Alagoinhas

Fulvio Bahia

Médico e foliões dão dicas para driblar a ressaca e o cansaço na Quarta-Feira de Cinzas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais