Educação AmbientalMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

Lavagem do Bonfim tem coleta seletiva solidária

Lavagem Sustentável é realizada pelos catadores(as) de materiais recicláveis cooperativados e autônomos

A Lavagem do Bonfim 2024 contará durante todo o dia com ação inédita da coleta seletiva solidária promovida pelos catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados da capital baiana. A ação socioambiental denominada de Lavagem Sustentável ocorrerá pela primeira vez durante o evento. Mais de 50 trabalhadores(as) farão o percurso coletando materiais recicláveis como: garrafa de pet, latinhas e embalagens de plástico, utilizando carrinhos e bicicleta.

A iniciativa visa garantir a preservação do meio ambiente, sensibilizar os participantes da lavagem quanto a importância da coleta seletiva solidária e a destinação adequada dos resíduos sólidos, gerados durante esse grande evento. Além de oportunizar melhores condições de trabalho e renda para os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados envolvidos na ação.

Para Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, a promoção da coleta seletiva solidária na Lavagem do Bonfim é um marco importante para a festa e o meio ambiente, pois o descarte inadequado dos resíduos sólidos causa grandes impactos socioambientais. “Afinal festa boa e festa sustentável é com inclusão dos catadores(as), espero que outros eventos públicos e privados sigam esse exemplo”, relata Santana.

A ação é realizada por 12 associações e cooperativas de Salvador: Cooperguary, Cooperbari, Canore, Camapet, Cooperes, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperlix, Canarecicla, Coleta Cidadã e catadores(as) autônomos, junto com a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, que fazem parte do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia. E conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Fonte: ASCOM ONG CAMA

Foto: Divulgação

Related posts

‘Essa Praia Também é Minha!’: Mutirão de Limpeza chega à praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, neste sábado (27)

Fulvio Bahia

Inscrições abertas para atividades e participação nos Diálogos Amazônicos

Fulvio Bahia

AGU e MMA pedem ao Supremo reconhecimento de que país saiu do Estado de Coisas Inconstitucional no meio ambiente

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais