CulturaLiteratura

LEART promove formação técnica, criativa e empreendedora

O projeto LEART – Laboratório de Encadernação Artesanal e Artística, promoverá um ciclo de encontros presenciais e gratuitos voltados para a formação técnica, criativa e empreendedora de 15 pessoas pretas interessadas em explorar o universo das publicações independentes. As atividades serão realizadas no primeiro semestre de 2025.

As oficinas terão como foco principal a confecção de livros cartoneros, além de técnicas de encadernação artesanal e criação de livros de artista. Complementando essa formação prática, os participantes terão acesso a dois workshops e um bate-papo com especialistas em empreendedorismo, design e reciclagem, ampliando o horizonte de possibilidades dentro da economia criativa e circular.

A iniciativa dialoga com questões sociais, culturais e ambientais. A parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis CEAC garantirá o fornecimento de papelão, matéria-prima central na confecção dos livros. Assim, o projeto não apenas incentiva o reuso de materiais recicláveis, mas também conecta os participantes com valores de sustentabilidade e geração de renda a partir da economia circular.

Além de ensinar técnicas artesanais, o LEART busca estimular a liberdade editorial e o empoderamento dos participantes como autores de suas próprias narrativas, oferecendo uma alternativa acessível e democrática para publicação e posterior comercialização de seus trabalhos. Inspirado no movimento Cartonero, que surgiu na Argentina em 2003 como resposta à crise editorial e econômica, o projeto reafirma a potência transformadora da arte como resistência e criação de novos espaços autônomos e inclusivos.

Os encontros são voltados para pessoas que já possuem projetos literários pré montados ou interesse em ingressar no mercado editorial independente, especialmente pessoas pretas.

As inscrições e mais informações serão divulgadas na página @artepretacartonera no Instagram. Acompanhem nossas redes sociais para não perder essa oportunidade de se capacitar e transformar sua criatividade em impacto social positivo!

Fonte / Card: Assessoria de Imprensa

Related posts

Bahia Filmes: Projeto de Lei que cria a primeira empresa estadual do audiovisual do Brasil é entregue à Alba

Fulvio Bahia

Após requalificação, Governo do Estado inaugura o novo CineTeatro 2 de Julho

Fulvio Bahia

Batalha de rap sobre sustentabilidade dá R$ 3,9 mil em premiações, em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais