BahiaCarnavalGoverno do Estado

Lei que proíbe a utilização de pistolas d’água no Carnaval será regulamentada

O Carnaval 2024 será o primeiro grande evento com a Lei regulamentada

A lei 14.584, que proíbe a utilização de pistolas d’água e outros objetos similares durante o carnaval e festas de rua, será regulamentada em ato hoje (29.01), às 14h, com presença do governador Jerônimo Rodrigues. A solenidade acontece no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública – COI, localizado na 4ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, n⁰ 417.

De autoria da deputada estadual Olívia Santana, a Lei, sancionada em junho de 2023, considera como pistola d’água “todo artefato, artesanal ou não, que, acionado por mecanismo manual ou automatizado, dispare água ou outros líquidos”.

O texto prevê ainda que “blocos, agremiações e demais organizações deverão adotar meios de impedir a utilização de tais artefatos por seus foliões e/ou associados, mediante campanhas educativas e adoção de penalidades aos infratores”.

Os detalhes da regulamentação, a exemplo da aplicação de multas e outras penalidades, bem como os órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização, serão divulgados no documento regulatório.
“É importantíssimo que o governador regulamente a Lei, porque, se o bom senso não está funcionando, é necessário a ação do Estado para garantir a liberdade e dignidade das mulheres e pessoas lgbts no carnaval. Basta de bullying misógino e LGBTfóbico!”, destaca a deputada Olívia Santana.

Motivação


A criação do Projeto de Lei que motivou a “Lei das Pistolas d’água”, foi feita após uma mulher ser encurralada e agredida por foliões em um bloco no Carnaval 2022. O ocorrido ganhou grande repercussão na imprensa, trazendo à tona uma discussão antiga sobre o uso desses artefatos em grandes festas populares.

Fonte: ASCOM Dep. Olívia Santana
Foto: Divulgação

Related posts

Confira os postos de vacinação contra Covid-19 e gripe em Salvador desta terça-feira (29) 

Fulvio Bahia

Canudo biodegradável à base de babosa, milho e glicerol é criado por cientistas baianos

Fulvio Bahia

Paulo Marcelo Costa é eleito o novo corregedor-geral do MP baiano

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais