Câmara Municipal de SalvadorMeio AmbientePolíticaPreservação AmbientalSalvadorSustentabilidade

Lei que proíbe sacolas plásticas não recicláveis vai vigorar neste mês

O projeto que resultou na Lei Municipal nº 9.699/2023 é de autoria do presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz

A partir do dia 12 de maio, passa a vigorar em Salvador a Lei Municipal nº 9.699/2023, que proíbe a utilização de sacos e sacolas plásticas não recicláveis em todos os estabelecimentos comerciais. Este marco legal é de autoria (Projeto de Lei 235/2015) do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB).

O artigo 2º da lei torna obrigatória a utilização de sacos e sacolas plásticas recicláveis ou reutilizáveis nos estabelecimentos comercias de Salvador, de acordo com o previsto nas especificações da Norma Técnica NBR nº 14.937, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), substituindo ou não fazendo uso das antigas embalagens.

Já o artigo 5º estabelece que “o Poder Executivo Municipal poderá instituir programas especiais de orientação e divulgação quanto ao uso e aplicação dos sacos e sacolas plásticas especificados nesta norma, bem como instituir programas de conscientização sobre a importância de reutilizar o referido material para se diminuir a poluição e a contaminação do ecossistema”.

A Lei Municipal nº 9.699/2023 visa a redução de danos ao meio ambiente da capital baiana.  “Esta lei é essencial para a preservação do meio ambiente. Trata-se de um passo importante para a sustentabilidade na terceira maior cidade do país. Esta já é uma tendência em vários países do mundo. Uma sacola biodegradável se decompõe em 18 semanas, enquanto uma plástica comum pode chegar a até 300 anos”, frisou Muniz.  Muitos clientes de supermercados, por exemplo, têm optado por levar sacolas biodegradáveis, que duram por muito tempo. E o artigo 4º da lei estabelece que o comércio pode fornecer aos clientes alternativas aos sacos e sacolas plásticas, como sacolas de papel.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Imagem de freepik

Related posts

Vereador Gordinho da Favela emplaca Projeto de Lei para pagamentos de débitos tributários e não tributários via PIX.

Fulvio Bahia

Monitoramento registra 30 mil ataques à imprensa nas primeiras semanas das Eleições 2024

Fulvio Bahia

ALBA: Assembleia abre canal de comunicação com Embasa para beneficiar população

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais