Covid-19HomenagemPolíticaSaúde

Leo Prates é homenageado pelo Conselho Estadual de Saúde por trabalho na pandemia

Gestão de Prates foi marcada por diversos avanços na saúde de Salvador.

O deputado federal Leo Prates foi homenageado com o Prêmio Construtores do SUS, pelo Conselho Estadual de Saúde, durante a 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, realizada na última segunda-feira (5), em Salvador. A honraria concedida a Prates pelo trabalho desempenhado à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, marcou o reconhecimento pelos esforços empenhados pelo gestor, no fortalecimento do Sistema Único de Saúde na capital baiana, que durante a pandemia da Covid-19, se tornou referência nacional no enfrentamento da crise sanitária.

Após receber o prêmio, Prates relembrou os desafios que enfrentou enquanto secretário de saúde de Salvador e destacou a importância do Sistema Único de Saúde para o Brasil. “Hoje me sinto extremamente honrado por receber esse reconhecimento de uma instituição como o Conselho Estadual de Saúde, com quem sempre fiz questão de manter diálogo e trabalhar de maneira conjunta”, disse. “Não tenho dúvidas que a Secretaria de Saúde foi o maior desafio que enfrentei em 20 anos de vida pública e muito me orgulha ser reconhecido como alguém que contribuiu com o fortalecimento de um mecanismo tão importante como o SUS, que apesar dos seus obstáculos, garante que todo cidadão, sem discriminação, tenha o acesso à saúde garantido”, completou.

Saúde
Ao assumir o cargo de secretário da SMS, em 2019, Leo Prates buscou aproximar a gestão da população, conhecendo os problemas enfrentados; as dificuldades dos profissionais da área e a melhor forma de tornar a estrutura do sistema municipal de saúde eficiente. Além de lidar com os problemas sanitários diários, Prates esteve de frente da luta contra a Covid-19. Através do esforço coletivo, com investimento em equipe técnica e em profissionais qualificados, sua gestão conseguiu transformar Salvador em uma referência no enfrentamento à pandemia no Brasil.

A resposta rápida à situação pandêmica, garantiu a aplicação da vacina; instalação de mais de 200 mil leitos de UTI; além de hospitais de campanha, gripários e unidades básicas, inovações como o vacinômetro e o drive-thru vacinal.

Durante a gestão de Prates, Salvador vivenciou uma das maiores expansões da atenção básica de saúde. Foram entregues 31 novas unidades, elevando a cobertura à marca de 56,6% e onze novos postos de saúde foram construídos, com equipes e serviços completos, além de inaugurar a maior UPA do norte/nordeste.

Ao reforçar o investimento em ações educativas, mapear locais com rumores de surtos e intensificar a aplicação de inseticidas, Salvador registrou os menores registros de atividades de Aedes aegypti dos últimos 16 anos. Com isso, houve uma redução considerável nos casos de dengue, zika e chikungunya na cidade.

Fonte / Foto: Assessoria Dep. Fed. Leo Prates

Related posts

Habilitados em concurso da Educação de 2022 se reúnem na Assembleia Legislativa para cobrar convocações

Fulvio Bahia

Partido Republicanos deixa o caminho aberto para manutenção de Ana Paula na vice prefeitura de Salvador

Fulvio Bahia

País inicia estratégia para ampliar oferta de terapias gênicas no SUS

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais