BahiaHomenagem

Leo Prates saúda heróis da Independência da Bahia

O Parlamentar aproveitou os festejos do Dois de Julho para exaltar união e a democracia.

No dia em que os baianos comemoram os 200 anos da sua independência, o deputado Leo Prates homenageou os heróis e heroínas, que lutaram para libertar a então Província da Bahia do domínio Português. De acordo com o parlamentar, a convergência dos mais variados setores da sociedade em torno da separação definitiva de Portugal precisa ser exaltada e deve continuar inspirando todo o povo brasileiro.

“Hoje é um especial para reverenciarmos os nossos antepassados que lutaram bravamente pela libertação do povo da Bahia. Joana Angélica, Maria Felipa, General Labatut, Maria Quitéria, são alguns dos nomes, que representam a mobilização social, que resultou na independência da Bahia”, disse. “O Dois de Julho deve estar presente em todos os dias da nossa vida, para lembrarmos a importância de sabermos deixar as divergências ideológicas de lado e buscar a união, quando o propósito é o benefício coletivo”, completou.

Bicentenário
Em 2023 completam-se 200 anos da independência da Bahia. Apesar de proclamada formalmente em 7 de setembro de 1822, a emancipação brasileira do domínio português, demandou batalhas em diversas regiões nas quais ainda prevalecia a presença de tropas da Coroa lusitana resistentes contra a libertação.

Na Bahia, a população tomou para si a tarefa de consolidar a independência e expulsar do território nacional as guarnições portuguesas. O povo baiano travou batalhas para expulsar definitivamente as tropas da Coroa e garantir a independência do Brasil. As lutas contra as forças coloniais duraram quase um ano e só terminaram em 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram expulsos da Bahia e a independência do Brasil foi consolidada.

Fonte / Foto: ASCOM Dep. Fed. Leo Prates

Related posts

Monte Santo rumo à consolidação de um polo de agroindústrias familiares

Fulvio Bahia

Alimentos da agricultura familiar estão na VII Feira da Reforma Agrária em Salvador

Fulvio Bahia

“Temos a clareza de que só com alimento não vamos vencer a fome”, diz coordenador do BSF

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais