Durante evento também acontecerá a entrega do prêmio Luana Barbosa.
A mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) presidirá uma Audiência Pública para debater a questão da Lesbofobia na cidade de Salvador. O evento está agendado para essa terça-feira (29), às 16h, e será realizado no Casarão da Diversidade, localizado no centro da cidade. Além das discussões sobre o tema, a ocasião será marcada pela entrega do prêmio Luana Barbosa.
A Audiência Pública propõe uma análise aprofundada das práticas de lesbofobia presentes na cidade, permitindo a construção de políticas eficazes para combater essa forma de violência a partir das vivências da sociedade. O evento acontece simbolicamente no mês que é celebrado a visibilidade lésbica, momento em que também é reforçado a luta por igualdade, direitos e inclusão.
É importante ressaltar que a lesbofobia continua sendo um problema sério e atual. Dados recentes indicam a crescente violência contra lésbicas, incluindo ameaças de estupro corretivo. Parlamentares como Mônica Benício (PSOL), Cida Falabella (PSOL), Rosa Amorim (PT), Daiana Santos (PCdoB), Iza Lourença (PSOL) e Bella Gonçalves (PSOL) têm sido alvo dessas ameaças, o que realça a necessidade de ações efetivas por parte do poder público.
O evento também busca reconhecer e celebrar a trajetória das mulheres que, por meio de suas histórias, têm contribuído para o protagonismo lésbico. Esse reconhecimento será materializado na entrega do prêmio Luana Barbosa, mulher negra e lésbica que veio a falecer devido a violência policial em uma abordagem da Polícia Militar na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo.
Fonte / Imagem: ASCOM Mandata Coletiva Pretas Por Salvador