A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início a um importante diálogo com a Receita Federal do Brasil, com objetivo de possibilitar que o município faça parte do projeto de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas pelo órgão, e insira a educação fiscal no ensino da rede municipal. O encontro aconteceu no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), nesta segunda-feira (28/4).
Durante o encontro, os profissionais da Receita destacaram que com a adesão, Lauro de Freitas poderá receber a doação de equipamentos de informática, smartphones, vestuários, utensílios domésticos e aparelhos eletrônicos, todos eles provenientes de apreensões realizadas pelo órgão no trabalho de repressão ao contrabando e ao descaminho.
Outro destaque da reunião, foi a apresentação do projeto de educação para a cidadania fiscal, que busca a inserção da temática da educação fiscal na rede de ensino. De acordo com Marirone Lima, analista-tributária e responsável pelo Projeto Cidadania Fiscal, a proposta busca ampliar o entendimento sobre a importância dos impostos e tributos para a sociedade. “A Receita Federal está fazendo essas apresentações para estados e municípios, e o nosso objetivo, aqui em Lauro de Freitas, é colaborar com o sistema de ensino, levando a educação cidadã, com enfoque em educação fiscal para crianças e adolescentes”, disse.
Mostrando-se acolhedora ao projeto, a secretária de educação, Tamires Andrade, ressaltou a importância desses materiais para a Rede Pública Municipal de Ensino, e a inclusão desse conteúdo para os estudantes. “A proposta é que a Receita Federal faça a doação desses materiais para a secretaria de educação, o que seria de grande valia. Além disso, um ponto chave dessa primeira reunião, é que nós estamos apoiados pelo Conselho Municipal de Educação, porque o que referenda a inscrição do município, é instituir a educação fiscal na nossa base curricular, então o conselho que é o detentor de fazer a revisão no currículo também está consciente”, disse a gestora da pasta.
Também participaram do encontro representantes do Conselho Municipal de Educação, analistas da Receita Federal e técnicos da SEMED.
Fonte: Secom PMLF
Foto: Jean Victor