ArteCulturaLiteratura

Livro “Salvador Tem Muitas Histórias” é vendido em pontos emblemáticos da cidade

Adson Brito do Velho, 56 anos, é baiano de Salvador, nascido no bairro onde mora até hoje, Cidade Nova.

Sucesso no dia do lançamento, o livro “Salvador Tem Muitas Histórias” (Editora Novos Sabores) do escritor, dramaturgo e professor Adson Brito do Velho, já está à venda em dois pontos emblemáticos da história de Salvador: na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus e na Livraria do Glauber, no Cine Metha Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.  O livro está sendo vendido por R$ 50,00.

No evento de lançamento de “Salvador Tem Muitas Histórias” o público foi recepcionado pela lendária e misteriosa “Mulher de Roxo”, interpretada pela atriz Sofia Bonfim, que distribuiu fitinhas do Bonfim para os presentes. O autor, além de autografar o livro, foi entrevistado pela professora e escritora Liliane Neves. Clarindo Silva falou sobre o livro e trechos foram lidos e interpretados  pelo ator Alexandro Beltrão. Adson Brito do Velho recebeu leitores interessados na obra de toda Salvado, mas também do interior da Bahia e de Sergipe.

“Salvador Tem Muitas Histórias” funciona como uma espécie de “guia turístico”, não apenas para os turistas, mas principalmente para os moradores da capital, que na sua grande maioria desconhecem a história da própria cidade. Com 88 páginas, o livro é dividido em pequenos tópicos que despertam a curiosidade das pessoas, moradoras da cidade ou não. São 55 tópicos que respondem a perguntas como: “O padroeiro da cidade de Salvador não é o Senhor do Bonfim?”; ou contam as histórias da “afamada Ladeira da Montanha”; e apresentam ao mundo a Mulher de Roxo. Nos outros tópicos o autor conta as origens dos nomes de ruas e bairros da capital.

‘Infelizmente, as histórias de Salvador e da Bahia, enquanto disciplinas escolares, não constam mais nas matrizes curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio, estão silenciadas, na maioria das vezes, nas salas de aula, bem como dos livros didáticos”, declara Adson Brito do Velho, que deseja lutar contra essa lacuna contando estas histórias a pessoas de todas as idades, de todos os lugares, mas especialmente aos mais jovens.

O autor

Adson Brito do Velho, 56 anos, é baiano de Salvador, nascido no bairro onde mora até hoje, Cidade Nova.

Professor, licenciado em Filosofia, pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), formado em Psicologia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é especialista em Neuropsicologia, pela Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC).

Concursado em História pela Rede Estadual de Educação da Bahia, leciona desde 1999 no Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira, em Salvador. É formado em Técnico de Turismo (1986), pelo Colégio Estadual Severino Vieira, em Salvador.

Escreveu diversas obras teatrais (não publicadas em livros, mas encenadas), tais como “Almas Acorrentadas”, “Diários de Psicopatas”, “A Mulher de Roxo e Outras Histórias da Bahia” e “A Vingança do Padre”.

Em sua primeira edição, o “Salvador Tem Muitas Histórias” (Editora Novos Sabores, Brasília, DF), tem composição de capa de Pedro Henrique Ribeiro de Souza, fotos de Fael Brito e prefácio de Clarindo Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Fael Brito

Related posts

ExpoCannabis Brasil 2023: um sucesso sem precedentes no universo da cannabis

Fulvio Bahia

Devotos participam de Missas e procissões na festa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil

Fulvio Bahia

Espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” chega a Salvador e a Camaçari, com três apresentações gratuitas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais