Ação SocialCriançaEducaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTransalvadorTrânsito

Maio Amarelo: Ação visa educar crianças sobre práticas seguras no trânsito

Para educar as crianças sobre práticas responsáveis no trânsito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), por mais um ano, vai levar o Circuito Infantil de Bike para o Salvador Shopping, no Piso L1, em frente à loja Studio Z. A ação gratuita acontecerá na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 9h às 22h, e no domingo (18), das 12h às 21h, e integra a programação feita pela autarquia municipal em celebração ao Maio Amarelo.

Na oportunidade, os pequenos poderão transitar por uma minipista para bicicletas acompanhadas por agentes de trânsito, com direito a radar de velocidade e semáforos para ordenar o fluxo. Crianças com até 10 anos podem participar da atividade. Durante a ação, educadores da Transalvador vão orientá-los sobre como devem proceder no trânsito para que possam contribuir com a segurança viária. Aliado a isso, haverá uma oficina de pinturas educativas para quem não quiser se aventurar sobre duas horas.

“Aqui em Salvador, nos últimos anos, não registramos acidentes fatais com crianças. Acreditamos que isso é fruto de iniciativas como essas, quando sensibilizamos tanto os pequenos quanto os responsáveis sobre como podem contribuir com a segurança viária. A educação para o trânsito deve acontecer desde as primeiras idades para termos um trânsito ainda mais humano para futuras gerações”, afirma o superintendente da Transalvador, Diego Brito.

Orientação – Dados do Ministério da Saúde revelam que acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes entre crianças de até 14 anos, sendo que 36% desses óbitos acontecem quando elas estão na condição de pedestre ou ciclista. Cerca de 90% desses sinistros poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, como a adoção de comportamentos seguros, mudanças no ambiente e uso de equipamentos de proteção.

Como as crianças são as mais vulneráveis no trânsito, há a necessidade de o poder público, aliado aos pais e responsáveis, orientar e educar para que possam agir de maneira adequada, respeitando as regras. A primeira importante dica é ser bom exemplo. Os pequenos aprendem vendo os adultos agirem. É preciso que, desde cedo, os responsáveis as ensinem a identificar os sinais de travessia de pedestres, olhando para ambos os lados, compreender as cores dos semáforos e a utilizar a faixa de pedestres sempre que disponível.

Aliado a isso, os maiores não podem deixar as crianças, principalmente as menores de 10 anos, andarem sozinhas nas ruas. O adulto sempre deve segurá-las pelo punho. As crianças não devem correr para a rua antes de parar e olhar se vem algum veículo ou andar por trás de algum carro ou ônibus.

Além de terem pequena estatura, as crianças têm dificuldade de ver por cima dos veículos estacionados, podendo ficar fora do campo de visão dos motoristas. Há, ainda, o fato de serem mais frágeis, o que aumenta a gravidade de qualquer sinistro envolvendo crianças.

Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, alerta que os pais também devem ter o devido cuidado ao transportar os menores. “Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), até os 10 anos as crianças devem ser transportadas no banco traseiro do veículo automotivo, usando cinto de segurança. E, até os sete anos e meio elas precisam usar um dispositivo de retenção veicular (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação). Em motos, somente podem ser transportadas crianças maiores de 10 anos”, explica.

Maio Amarelo – No Maio Amarelo de 2025, a Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, preparou uma ampla programação em diversos segmentos e locais para alertar sobre a importância da adoção de condutas responsáveis no trânsito. Este ano a capital adotou como tema do movimento “Desacelere. Tem sempre alguém te esperando.”, para alertar sobre os riscos do excesso de velocidade. Durante todo o mês ocorrem ações em escolas, empresas, roda de conversas com motociclistas e lançamento de uma nova campanha de comunicação voltada para os motociclistas.

O Maio Amarelo é uma campanha internacional dedicada a chamar a atenção da sociedade para os números de acidentes e de mortes no trânsito. Para sensibilizar a população, a autarquia soteropolitana promoverá durante todo o mês cursos, palestras, ações educativas nas ruas, Circuito Infantil de Bike e campanhas de mídia.

Fonte: Secom PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Audiência Pública sobre a explosão da Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus acontecerá próxima terça-feira (18)

Fulvio Bahia

Bancada da oposição na Câmara defende anulação da tarifa de R$5,60

Fulvio Bahia

Festival Zona Mundi lança programação e abre vendas de ingressos para shows no MAM

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais