Mobilidade UrbanaPrefeitura Municipal de SalvadorTrânsito

Mais tecnológicos, novos semáforos inteligentes começam a ser implantados em Salvador; confira

A capital baiana já dispõe de 196 semáforos inteligentes que usam outra tecnologia que também altera a sinalização conforme a demanda da via

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou o processo de renovação do parque semafórico da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes. No total, ao longo de dois anos, deverão ser investidos R$23 milhões de reais na requalificação. A tecnologia permite o reconhecimento da demanda de veículos e pedestres em determinados locais, ajustando o tempo de abertura e fechamento ao tráfego no momento. 

A Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, é a primeira via onde os equipamentos estão sendo instalados. No local, 15 interseções semaforizadas já foram substituídas com a nova tecnologia. Além das três luzes características, a novidade é que os novos equipamentos dispõem de lâmpadas que se apagam no decorrer do tempo semafórico, como um temporizador, fazendo com que condutores e pedestres tenham previsão de quando haverá a mudança de sinalização. 

“Esse investimento em tecnologia e em soluções de ponta visa melhorar as condições de mobilidade, sobretudo em trechos críticos e movimentados. Essa requalificação vai proporcionar a redução dos congestionamentos, já que os semáforos funcionarão de acordo com a demanda da via, em tempo real. Isso terá como consequência maior fluidez, com a diminuição do tempo de deslocamento, e mais segurança viária”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins. 

Com os semáforos inteligentes, é possível alterar o tempo semafórico, sempre considerando o fluxo de automóveis. Esse monitoramento é feito pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA) do órgão. A Transalvador planeja alterar os semáforos dos principais corredores de tráfego da cidade – a próxima avenida que receberá a implantação dos semáforos inteligentes é a Afrânio Peixoto (Suburbana).   

Comparação – Os semáforos convencionais funcionam seguindo planilhas com horários pré-programados, sem um sistema que permita mudanças em tempo real. Os novos equipamentos têm um sistema operacional mais atualizado e estão mais conectados ao dinamismo do trânsito.  

O sistema que está sendo implantado leva em consideração também a ocorrência de um congestionamento ou movimentação atípica na região, projetando mudanças automáticas. Alguns desses equipamentos terão câmeras que servem unicamente para contabilizar o fluxo da via, ou seja, elas não estão sendo usadas como radares de velocidade. 

Demais locais – A capital baiana já dispõe de 196 semáforos inteligentes que usam outra tecnologia que também altera a sinalização conforme a demanda da via. O sistema que está presente em grandes corredores de tráfego como as avenidas Garibaldi, Oceânica, Juracy Magalhães, San Martin e Dorival Caymmi. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Salvador libera vacinação com a bivalente para toda a população a partir de 12 anos

Fulvio Bahia

CTB prevê início das obras do VLT para julho de 2024

Fulvio Bahia

Trecho de rua na orla de Pituaçu em Salvador será bloqueado temporariamente a partir deste domingo (06); confira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais