ArteCulturaExposição

MAM Bahia inaugura a exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”, de Goya Lopes, nesta quarta-feira (9)

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe, nesta quarta-feira (9), “Okòtò: Espiral da Evolução”, primeira mostra individual da artista e designer baiana Goya Lopes. A exposição apresenta pinturas, gravuras e tecidos que percorrem diferentes momentos da carreira de Goya e o público terá a oportunidade de conhecer desde obras de sua formação acadêmica na Escola de Belas Artes da UFBA, passando por sua experiência na Itália, até sua consagração como referência no design e na arte têxtil brasileira.

O conceito de Okòtò, termo iorubá que representa a espiral da evolução, conduz a narrativa da exposição: A ideia de um movimento contínuo, que une passado, presente e futuro, que revela tanto a potência criativa da artista quanto o impacto de sua obra no imaginário coletivo. Além das peças artísticas, o público poderá conhecer a influência de Goya em espaços urbanos, onde suas intervenções visuais transformam fachadas, mobiliários e ambientes diversos. 
Com mais de 50 anos de carreira e um repertório visual singular, Goya é reconhecida por suas estampas com cores vibrantes e formas simbólicas que traduzem narrativas afro-brasileiras e popularizam sua estética em vestuário, objetos e ambientes. Além de 50 catálogos de retalhos, a exposição reúne peças de vestuário, figurinos artísticos e destaques de seu acervo pessoal. A abertura da exposição contará com a presença da artista e promete ser um momento especial de celebração da sua trajetória artística.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) é um museu do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). É um espaço fundamental para a arte e a cultura no estado, abrigando exposições de artistas locais, nacionais e internacionais. O museu conta ainda com uma galeria ao ar livre e um espaço de cinema em parceria com @saladearte. Sua coleção reúne mais de 1.000 peças, representando contribuições significativas de artistas dos séculos XX e XXI.

Serviço:
Exposição “Okòtò: Espiral da Evolução” – Goya Lopes
📍Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)
📅 Visitação a partir do dia 9 de abril de 2025, às 17h
Entrada gratuita

Fonte: Secom GovBa
Foto: Divulgação/ Ascom Ipac

Related posts

Téo Senna pede reconhecimento para quadrilhas juninas

Fulvio Bahia

Praça da Cruz Caída recebe quadrilhas juninas a partir desta sexta-feira (16)

Fulvio Bahia

Bruno Monteiro destaca importância da Bahia Filme para o estado e sai em defesa dos Blocos Afro: “Precisamos que toda essa riqueza cultural seja mais difundida”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais