Cultura

MAM recebe espetáculo Transiterrifluxório neste fim de semana

Apresentação é inspirada na obra da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid.

O espetáculo de dança contemporânea Transiterrifluxório vai ocupar o Museu de Arte Moderna da Bahia neste fim de semana, 5 e 6 de agosto, às 16h. Dirigido pelo coreógrafo, bailarino, professor e pesquisador Cláudio Lacerda, é inspirado na pesquisa em dança Contraespaço, lançada sob o estímulo da intrigante arquitetura da iraquiana-britânica Zaha Hadid (1950 – 2016). As apresentações acontecem no Espaço Arcadas do Museu, com entrada gratuita.

Transiterrifluxório (que dialoga com as palavras trânsito, território e fluxo) é também formado pelos bailarinos Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira e Stefany Ribeiro, e tem a proposta de convidar o público a acompanhar o trabalho de imaginação espacial, corporal e de movimento, estimuladas pela dinâmica e pelas linhas existentes nas obras da arquiteta Hadid. Para o diretor Cláudio Lacerda, todos esses elementos propiciam diferentes perspectivas em relação aos olhares internos, a sensibilidade alterada de superfícies, modos de fricção entre corpos e propostas de habitação nos diversos espaços criados em cena, sejam eles reais ou imaginados/ários.

Para Lacerda, as apresentações em Salvador representam uma espécie de retorno para o local onde a pesquisa foi concebida, quando foi objeto do doutorado no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “O espetáculo volta a esse ambiente agora bem mais amadurecido e com uma mobilidade de flutuação no elenco, pois, naquela época, éramos cinco bailarinos e, no decorrer do percurso, precisou ser adaptado. Hoje somos quatro. Isso demonstra o quanto o trabalho foi desenvolvido respeitando a inteligência do próprio processo criativo e de pesquisa”, ressalta Cláudio.

Em cada ambiente, juntamente aos módulos de dança, – são usados 10 módulos, cada um com uma média de 5 minutos de duração –, também são exploradas instalações sonoras e possibilidades de projeções de vídeos com imagens editadas das filmagens in loco de prédios e objetos projetados por Hadid em Londres e Roma, captadas por Cláudio Lacerda, na ocasião do seu doutorado sanduíche na Inglaterra (Coventry University), no final de 2016.

O Museu de Arte Moderna da Bahia é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da  Bahia. Funciona de terça-feira a domingo, de 10h às 18h.

Mais informações sobre Cláudio Lacerda| Dança Amorfa:

www.claudiolacerda.blogspot.com

Instagram e Youtube: @claudiolacerdadancaamorfa

Link Videodança Transiterrifluxório REC, gravada no Recife Antigo, em Pernambuco: https://youtu.be/bMWfapJyEtE

Fonte: ASCOM IPAC
Foto: Erick Gomes

Related posts

Line-up completo do Festival de Inverno Bahia 2023; confira

Fulvio Bahia

Del Feliz vence disputa e fatura Troféu São João da Bahia 2023

Fulvio Bahia

TV Brasil estreia nova série infantil sobre literatura brasileira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais