Foi assinado na manhã desta segunda-feira (21), por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o contrato entre o Governo do Estado e a Farah Service objetivando a concessão do Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), localizado nos município de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. A ideia é que com a concessão dos serviços de apoio à visitação, precedida da realização de investimentos destinada à requalificação, modernização, operação e manutenção do PESC, o turismo ecológico na região seja impulsionado, mas sem custo adicional para população.
Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na região sul da Bahia, o PESC é um dos principais parques estaduais do estado. Um dos pontos da parceria, segundo o secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins é que, mesmo com esses novos atrativos para auxiliar na preservação do parque, a população seguirá visitando o local sem custos.
“O acesso gratuito ao Parque sempre foi uma questão inegociável do Governo do Estado e, felizmente, assinamos hoje o contrato com essa questão já resolvida. A concessão do Parque Estadual da Serra do Conduru é uma situação bem mais ampla do que uma simples assinatura de contrato para prestação de serviço. Existe um olhar de sensibilidade do Governo do Estado norteando a educação ambiental também pautada em pesquisas científicas e acredito que esse ato trará uma abrangência sustentável para o uso público do parque, com melhorias na estrutura e também com a implementação de novos atrativos, além de impulsionar a economia local, mas sempre respeitando todas as regras ambientais de conservação”, disse o secretário.
Gestor do PESC, o especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Marcelo Barreto lembra que o Parque do Conduru é uma das maiores biodiversidades do planeta e que por muito tempo o governo trabalhava em ideias para manter a preservação da fauna e flora local. “Esse momento traz várias expectativas de vantagens aos visitantes [do parque] de um modo geral. O principal objetivo da unidade seria a preservação dos ecossistemas e garantir esses processos. Portanto, para o Estado é um momento histórico e para Unidade de Conservação também”, salientou Barreto.
Já a técnica do Inema e gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa de Itacaré/Serra Grande, Erika Campos, lembra que as atividades administrativas que são tocadas pelo governo seguem normalmente. “Nossa função enquanto gestores vai continuar com a fiscalização, os projetos e conduzir a gestão das UCs de acordo com a lei. O Estado continua à frente da gestão do parque. Vamos trabalhar de agora em diante para valorizar ainda mais e fazer com que mais pessoas conheçam o Parque da Serra do Conduru que é uma das maiores biodiversidades do planeta”, afirmou a técnica.
A Farah Service já atua com gestão de equipamentos públicos há 36 anos e, hoje no Brasil, é responsável por mais de vinte milhões de metros quadrados de área urbana, em mais de cinco mil praças e mais de 300 equipamentos espalhados pelo país.
“Temos a ciclovia da Marginal Pinheiros, que é a ciclovia Franco Montoro, parque também da marginal de Pinheiros que é o Parque Bruno Covas, esse é o maior projeto de limpeza de um rio hoje na atualidade no mundo, além de ser o maior em mobilidade alternativa da América Latina e o maior projeto de regeneração humana de uma cidade”, ressalta o sócio-fundador da empresa, Michel Farah.
Ainda segundo o empresário, a Farah detecta o que uma comunidade necessita. “Fazemos parcerias que chamamos de CPP (Comunidade, Público e Privado), além de vermos o que a comunidade necessita. Também procuramos saber o que os órgãos públicos necessitam, conectamos os dois e procuramos soluções em conjunto. Portanto, 100% dos projetos que a Farah Service faz são gratuitos para as comunidades e para o governo, o que não vai ser diferente nessa concessão, que é a primeira concessão do gênero no estado da Bahia, além de ser a primeira concessão no Brasil de um parque Nordeste”, disse o empresário.
Como próximo passo após o ato de assinatura, seguindo o regimento firmado em contrato, a Farah Service apresentará um plano de trabalho e projeto de intervenção mostrando como tudo vai ser construído.
Fonte / Foto: ASCOM Sema