A Companhia pública de dança contemporânea foi fundada em 1981.
O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) convida o público a uma maratona no seu canal do YouTube durante o mês de fevereiro. Todos os mais de 20 vídeos da companhia oficial de dança da Bahia, tanto vídeos-dança como registros de espetáculos históricos realizados ao longo dos 41 anos do grupo, ficam disponíveis para quem quiser assistir. Basta acessar www.youtube.com/@BaleTeatroCastroAlvesBTCA.
Dentre os trabalhos mais recentes, está o filme “A Cidade que Habita em Mim” (2021), com direção da cineasta Maria Carolina: um documentário em vídeo-dança que, celebrando os 40 anos do BTCA, marca o diálogo desta importante companhia de dança brasileira com a cidade de Salvador. Durante todo o ano de 2022, a produção cumpriu uma importante presença em festivais de todo o mundo, tendo sido premiado como “Melhor edição” no 6º Festival Mundial de Cinema da Índia e como “Melhor documentário internacional – longa-metragem” na 6ª edição do festival canadense RIFFA – Regina International Film Festival and Awards. O filme encerrou o ano, em dezembro, na seleção oficial do InShadow – Lisbon ScreenDance Festival, sendo a única produção brasileira na Competição Internacional de Documentário.
Também consta uma filmagem de “A Quem Possa Interessar”, espetáculo de 2010, coreografado por Henrique Rodovalho, com direção artística de Jorge Vermelho. Trabalhos criados pelos bailarinos nos projetos “Solos de Estar” e “Ponto de Vista”, realizados durante o período de isolamento social, estão igualmente à disposição.
BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Wanderley Meira e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica. Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. Também neste período, BTCA e OSBA estrelaram os filmes “Um Concerto para o Guarda-Roupa” e “Abraço no Tempo”. Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.
Fonte: ASCOM TCA
Foto: Divulgação