Por Fulvio Bahia
Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1941, o Solar Boa Vista, antiga residência do poeta Castro Alves vem sendo pauta de discussão na Câmara Municipal de Salvador
O vereador Marcelo Maia (PMN), vem utilizando seu espaço de fala nas seções de plenário da CMS para fazer duras cobranças ao Governo do Estado sobre a situação do antigo casarão.
“Isso é uma vergonha! Após dez anos do sinistro que ocorreu no Parque Solar Boa Vista, um casarão que é tombado pelo Iphan, um casarão que foi casa do poeta Castro Alves, sede do Juliano Moreira, foi também sede da Prefeitura Municipal de Salvador, Secretaria de Educação também e hoje, após dez anos, aquele patrimônio está totalmente sucateado”.
O incêndio que destruiu o imóvel aconteceu na gestão do então Governador Jaques Wagner, deixou uma lacuna na história da cidade. Segundo o edil, nada do que foi acordado para que a reconstrução acontecesse foi feito até agora.
“Até o momento nada foi feito. A comunidade tem clamado pela requalificação do espaço, não só do sobrado, como também do entorno do casarão, são 38.000 m² dentro de Salvador, dentro de Brotas, mais precisamente na entrada do Engenho Velho de Brotas e que a gente tem lutado para que seja reconstruído e entregue para a população local.”
“O projeto está pronto e nós já vimos, participamos das negociações juntamente com a comunidade. Na época eu não estava ainda como vereador mas o projeto está pronto, e com a pandemia, a coisa não aconteceu. No projeto do sobrado, existe a construção de uma central de laudos de bioimagem, licitação já feita pelo Governo, tem também uma PPP, existe ali o anexo que é uma central de tratamento de fígado, tem uma central de medicamentos de alto custo, a sede da 26ª CIPM que já está em avançado estado de construção, porém o casarão que na verdade é a menina dos olhos de ouro de todos nós se encontra daquela forma”.
No próximo dia 13 de abril, a CMS realizará uma sessão especial, trazendo representantes do Governo. “Estaremos recebendo o Governo para que possam nos dar uma posição sobre aquele crime que vem ocorrendo para a cultura do nosso estado” finalizou.
Foto: Derlei Correia