BahiaMulherSaúdeSaúde Mental

Marcha Furta-cor será realizada no Farol da Barra em prol da saúde mental materna

O mês de maio se enfeita com a campanha Maio Furta-Cor, um movimento voltado para a conscientização sobre a saúde mental materna. Este ano, a mobilização ganhou um novo impulso com a recente sanção da Lei Estadual nº 14.887, em de 15 de abril de 2025, que prevê a realização de debates, palestras, cursos, capacitações, oficinas, seminários, entre outras atividades para sensibilizar e engajar a sociedade sobre a questão. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) apoia a iniciativa, que terá como ponto alto a Marcha Furta-cor, no próximo domingo (25), às 9h, no Farol da Barra.

“A participação da SPM na Marcha Furta-Cor reforça o nosso compromisso com a promoção da saúde integral das mulheres, reconhecendo a importância fundamental do bem-estar mental durante a gestação, o parto e o pós-parto. A nova legislação estadual representa um marco histórico, estabelecendo diretrizes para a atenção psicossocial às mães e alinha-se com os esforços já em curso no Estado da Bahia”, afirmou a secretária da SPM, Neusa Cadore, ao destacar que a Marcha Furta-Cor é uma forma de dar visibilidade a essa causa, de unir vozes e de celebrar a vida e a força das mulheres.

A Marcha Furta-Cor no Farol da Barra vai reunir diversas atrações para engajar o público e transmitir a mensagem da campanha de forma leve e impactante. A programação contará com a apresentação da cantora Carmen Petrucci; da Banda Tambores e Cores; de um Microtrio, dentre outras atrações para toda a família.

A psicóloga e integrante do Movimento Maio Furta-cor, Yunna Bamberg, falou sobre a importância da campanha e do envolvimento dos poderes públicos e da sociedade como um todo. “A campanha nasceu justamente para ampliar o olhar sobre a experiência da maternidade, especialmente sobre o sofrimento psíquico materno. Com esse movimento, chamamos a atenção para o adoecimento mental materno, os atravessamentos sociais, raciais, econômicos, a solidão da maternidade, as violências obstétricas, o luto perinatal, as mães trans, mães por adoção e as dores que as atravessam e que geralmente são invisibilizadas. Ser mãe não é igual para todas, mas o cuidado precisa ser para todas e um ato coletivo”, afirmou.

Além da marcha, na sexta-feira (23), a SPM promove uma live com empresas certificadas pelo Selo Lilás, sobre o Maio Furta-cor, às 10h. As inscrições podem ser feitas pelo link (https://forms.gle/uWJFz7zy4j1pGgmK7). Além da psicóloga Yunna Bamberg, o encontro virtual terá a participação da advogada Andreza Santana e abordará a Promoção e a conscientização da saúde mental materna no ambiente corporativo, conectando essa pauta aos compromissos com a equidade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres.

Serviço:
Marcha Furta-Cor
Data: Domingo, 25 de maio de 2025
Horário: 9h
Local: Farol da Barra, Salvador, Bahia
Atrações: Carmen Petrucci, Banda Tambores e Cores e Microtrio
 

Fonte: Secom GovBA
Foto: Leonardo Rattes

Related posts

Zoo tem entrada exclusiva pelo Alto de Ondina durante reforma, com reforço na segurança para visitantes

Fulvio Bahia

“Não é um projeto de Geraldo Júnior, é um projeto do povo”, diz Geraldo Júnior após receber apoio do PSB

Fulvio Bahia

Sudoeste da Bahia recebe roda de conversa sobre saberes ancestrais da Cannabis

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais