O mês de maio se enfeita com a campanha Maio Furta-Cor, um movimento voltado para a conscientização sobre a saúde mental materna. Este ano, a mobilização ganhou um novo impulso com a recente sanção da Lei Estadual nº 14.887, em de 15 de abril de 2025, que prevê a realização de debates, palestras, cursos, capacitações, oficinas, seminários, entre outras atividades para sensibilizar e engajar a sociedade sobre a questão. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) apoia a iniciativa, que terá como ponto alto a Marcha Furta-cor, no próximo domingo (25), às 9h, no Farol da Barra.
“A participação da SPM na Marcha Furta-Cor reforça o nosso compromisso com a promoção da saúde integral das mulheres, reconhecendo a importância fundamental do bem-estar mental durante a gestação, o parto e o pós-parto. A nova legislação estadual representa um marco histórico, estabelecendo diretrizes para a atenção psicossocial às mães e alinha-se com os esforços já em curso no Estado da Bahia”, afirmou a secretária da SPM, Neusa Cadore, ao destacar que a Marcha Furta-Cor é uma forma de dar visibilidade a essa causa, de unir vozes e de celebrar a vida e a força das mulheres.
A Marcha Furta-Cor no Farol da Barra vai reunir diversas atrações para engajar o público e transmitir a mensagem da campanha de forma leve e impactante. A programação contará com a apresentação da cantora Carmen Petrucci; da Banda Tambores e Cores; de um Microtrio, dentre outras atrações para toda a família.
A psicóloga e integrante do Movimento Maio Furta-cor, Yunna Bamberg, falou sobre a importância da campanha e do envolvimento dos poderes públicos e da sociedade como um todo. “A campanha nasceu justamente para ampliar o olhar sobre a experiência da maternidade, especialmente sobre o sofrimento psíquico materno. Com esse movimento, chamamos a atenção para o adoecimento mental materno, os atravessamentos sociais, raciais, econômicos, a solidão da maternidade, as violências obstétricas, o luto perinatal, as mães trans, mães por adoção e as dores que as atravessam e que geralmente são invisibilizadas. Ser mãe não é igual para todas, mas o cuidado precisa ser para todas e um ato coletivo”, afirmou.
Além da marcha, na sexta-feira (23), a SPM promove uma live com empresas certificadas pelo Selo Lilás, sobre o Maio Furta-cor, às 10h. As inscrições podem ser feitas pelo link (https://forms.gle/uWJFz7zy4j1pGgmK7). Além da psicóloga Yunna Bamberg, o encontro virtual terá a participação da advogada Andreza Santana e abordará a Promoção e a conscientização da saúde mental materna no ambiente corporativo, conectando essa pauta aos compromissos com a equidade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
Serviço:
Marcha Furta-Cor
Data: Domingo, 25 de maio de 2025
Horário: 9h
Local: Farol da Barra, Salvador, Bahia
Atrações: Carmen Petrucci, Banda Tambores e Cores e Microtrio
Fonte: Secom GovBA
Foto: Leonardo Rattes