A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse, nesta sexta-feira (21), que a prefeitura de Salvador, a Transalvador e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) precisam resolver urgentemente os acidentes que estão acontecendo com frequência na orla de Salvador por causa dos patinetes elétricos. A vereadora cobrou transparência em relação a regulamentação do serviço e questionou como se deu a autorização.
“Queremos ver a regulamentação desse serviço o mais rápido possível, já passou da hora. Estamos vendo com frequência pessoas se acidentando na calçada por conta dos patinetes. Dia desses, a imprensa flagrou ao vivo uma idosa sendo atropelada na calçada e precisando de socorros do SAMU. Nas redes sociais pipocam denúncias do mau uso do equipamento”, disse.
Segundo Marta Rodrigues, a prefeitura precisa explicar à população como se deu a concessão do espaço. “É preciso encontrar uma solução eficaz para esta situação, que está causando transtornos de mobilidade na orla. E o que já não falta na capital baiana é transtorno de mobilidade, de transporte”, afirma.
Ela considerou importante que a prefeitura esclareça a denúncia sobre possíveis irregularidades na autorização do serviço. “A liberação do serviço foi feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB)? A Transalvador participou? Ou só colocaram os patinetes lá e deixaram ver no que ia dar? A cidade merece explicações e a regulamentação urgente do serviço”, disse.
Marta acrescenta que os moradores da Barra e diversos transeuntes já falam que a situação está insustentável. “No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, por exemplo, enquanto as mulheres se organizavam para sair em marcha, muitos usuários tentavam passar de uma forma um tanto agressiva, abrindo caminho onde era impossível passar. É preciso ter consciência de que o equipamento nenhum tem mais direitos que o pedestre, ainda mais em uma manifestação, ainda mais em uma calçada”, concluiu.
Fonte / Foto: Ascom ver Marta Rodrigues – PT