BahiaSaúde

Marta parabeniza Centro de Referência às pessoas com Doença Falciforme: “Luta da população negra”

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que o Centro de Referência às pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim, inaugurado nesta segunda-feira (13), em Salvador, será um equipamento fundamental na luta antirracista e na saúde do povo negro, uma vez que a doença é uma das condições genéticas e hereditárias mais comuns no mundo e mais prevalente na população negra.

“Era uma demanda urgente a criação do Centro, pois a doença atinge milhares de pessoas na Bahia, provoca anemia crônica e dores severas, em sua maioria na população negra, que também é a maior parcela populacional de Salvador e da Bahia”, disse.

Segundo Marta Rodrigues, a inauguração do centro de referência foi simbólica, por acontecer no mês de março, sob o ministério da primeira mulher ministra da saúde Nísia Trindade, da secretária de saúde do estado, Roberta Santana, “mostrando um alinhamento entre o governo de Jerônimo a e o Governo de Lula na preocupação em construir e pôr em prática as políticas públicas inclusivas de saúde, que contemplem a diversidade da população, e que foram desmontadas nos últimos anos”.

Para Marta, o nome faz uma justa homenagem a ex-prefeita de São Francisco do Conde, RIlza Valentim. “Um governo feito para o povo, para a população que mais precisa, e que tem um simbolismo forte, pois homenageia também a ex-companheira Rilza, falecida em 2014, vítima da Doença Falciforme”.

Marta lembra ainda que o equipamento de saúde, dentre os serviços a serem prestados pelo centro, se destacam o atendimento ambulatorial multidisciplinar – hematologista, ortopedista, hepatologista, neurologista, oftalmologista, nutricionista, psicólogo, odontologia, fisioterapeuta, assistente social, assistência farmacêutica –, com agendamento facilitado; e o dopplertranscraniano, que é fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas ao desenvolvimento de AVC.

A unidade de saúde também vai oferecer exames hematológicos, bioquímicos e terá agência transfusional.

Fonte / Foto: ASCOM Ver. Marta Rodrigues

Related posts

Bahia Sem Fome investe 50 milhões em tecnologias de acesso a água

Fulvio Bahia

Com operações intensivas de fiscalização, Bahia reduz desmatamento no cerrado em 52,4%

Fulvio Bahia

Salvador: Saúde nos Bairros já realizou 50 mil procedimentos e anuncia novos locais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais