EnemMetrôPolítica

Marta parabeniza Estado por metrô gratuito para inscritos no ENEM: “Prefeitura deveria seguir exemplo”

A vereadora do PT afirma que, diante do histórico de dificuldades no transporte municipal, a prefeitura da capital baiana tome providências que facilitem e motivem o acesso dos inscritos ao exame, diminuindo chances de desistências ou atrasos.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia, vereadora Marta Rodrigues (PT), parabenizou, nesta quarta-feira (1), o governo do Estado por tornar gratuita a passagem do metrô de Salvador para as pessoas que irão fazer as provas do ENEM, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Marta pede à prefeitura da capital que tome providências similares no município, facilitando e motivando o acesso dos inscritos ao exame e diminuindo chances de desistências ou atrasos.

Segundo Marta, este ano são quase 70 mil estudantes da capital baiana que irão fazer o exame, número maior que em 2022, quando se registrou 53.029 inscritos. “A demanda aumentou, mas infelizmente existe um histórico na capital baiana de estudantes que acabam perdendo a prova diante das dificuldades encontradas no transporte público municipal. Importante que os poderes públicos se unam e facilitem, o máximo possível, o acesso da população aos locais de prova, para que não haja prejuízos nesse processo que desde sempre vem se mostrando fundamental para educação brasileira”, disse.

Para a petista, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é fruto de uma política pública exitosa que voltou a ser valorizada no atual governo federal e por isso deve ter incentivos das gestões. “Sofremos desmontes na educação pública, mas este ano na Bahia felizmente o número de inscritos aumentou de 260 mil no ano passado, para 324 mil este ano, quando as provas serão presenciais. Temos mais inscritos e é tarefa do poder público dar acesso à educação. O transporte público é um desses meios fundamentais”, diz.

Conforme o governo do Estado, o metrô funcionará de forma gratuita para quem for fazer a prova, com catracas especiais onde o aluno poderá se identificar e apresentar o cartão de inscrição. “Queremos ver o máximo de estudantes possível dentro das salas de aula, nos dias da prova, e futuramente. Esse é um compromisso da gestão. Espero que a prefeitura tenha como exemplo”, declarou Marta Rodrigues.

Fonte: ASCOM Ver. Marta Rodrigues
Foto: Divulgação

Related posts

Audiência discute como ampliar a educação técnica de jovens no Brasil

Fulvio Bahia

Comissão aprova projeto que proíbe interrupção de tratamento de paciente com câncer no SUS

Fulvio Bahia

Vereador questiona ausência de psicólogos em edital da saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais