BahiaBrasilEducaçãoEducação AmbientalGoverno do EstadoInclusão SocialMeio AmbientePovos Indígenas

Marta Rodrigues parabeniza governo pela criação de escolas indígenas de tempo integral: “manutenção da cultura”

A vereadora Marta Rodrigues (PT) parabenizou, nesta quinta-feira (7), o governo da Bahia e a Secretaria de Educação do Estado pela iniciativa de criar escolas indígenas de tempo integral.

Segundo a petista, a iniciativa é louvável considerar essas escolas necessárias para a inclusão, empoderamento, valorização e manutenção da cultura indígena brasileira.

“Um estado laico e democrático precisa respeitar a história que forma seu povo, empoderar a diversidade cultural e ajudar na luta contra o genocídio dos povos indígenas. E isso fazemos principalmente através da educação, fortalecendo os povos indígenas na sua cultura e no seu conhecimento e cobrando a aplicação nas escolas das leis 10.639 e 11.645”, disse Marta, se referindo às legislações tornam obrigatórios e o ensinoo estudo da história e cultura dos povos originários e afro-brasileira no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e privadas.

Para a vereadora, a construção e ampliação das escolas indígenas em tempo integral representa um avanço para a democracia e o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo estadual.

Marta Rodrigues lembra que a política educacional da Bahia já vinha dando passos para a reparação necessária aos povos originários na educação.

“ Em abril aconteceu uma grande reparação histórica e um passo para a justiça social e para equidade salarial , quando o governador sancionou a lei que reestrutura a carreira dos professores indígenas do quadro do Magistério Público do Estado”, declarou.

“Precisamos fortalecer a educação dos povos originários respeitando o conhecimento, os saberes tradicionais. O que o governo e a secetaria vem fazendo nos orgulha porque é o reconhecimento e a celebração da cultura e tradições indígenas. É a interculturalidade nas escolas estaduais é que promove respeito e diversidade”, acrescentou.

Escolas – Visando fortalecer a educação indígena no estado, proporcionando espaços de ensino de qualidade, com infraestrutura moderna e adequada às necessidades das comunidades, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou, por meio da Secretaria da Educação (SEC), a emissão da ordem de serviço para a construção de três unidades escolares de Tempo Integral Indígena e a ampliação com modernização de uma escola no município de Prado. Além disso, foi autorizado o início do processo licitatório para a construção de duas novas unidades escolares de Tempo Integral Indígena no município de Ilhéus.

Fonte / Foto: Ascom ver Marta Rodrigues – PT

Related posts

Vigilância Epidemiológica Estadual emite alerta sobre casos de varicela (catapora)

Fulvio Bahia

TV Brasil estreia nova série infantil sobre literatura brasileira

Fulvio Bahia

Cinco sequestradores são presos e reféns liberados em São Gonçalo dos Campos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais