Câmara Municipal de SalvadorClima / TempoMudanças ClimáticasPolíticaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Marta Rodrigues propõe à prefeitura plano participativo sobre diagnósticos e problemas das chuvas

”Felizmente, não estamos vivenciando agora esse período tão trágico, mas logo passará a eleição e ano que vem sofreremos com os mesmos transtornos”, afirma a vereadora de Salvador

A vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou dois projetos de indicação para ajudar a capital baiana a dirimir os danos provocados pelos períodos de chuvas, quando a população sofre com alagamentos, deslizamentos de terra, de encostas e riscos de desabamento. Marta criticou, ainda, a ausência – que já dura anos – de um Plano Diretor de Encostas e um Plano de Saneamento Básico na cidade.

“Entra ano e sai ano, a prefeitura constrói geomantas que se esfacelam facilmente, e nada de concreto apresenta. Só propaganda de orla e festas. É necessário que a próxima prefeitura apresente se comprometa com esse problema grave da capital que são as chuvas, as encostas, e elabore um plano de operação com medidas de prevenção, principalmente diante da ausência na capital baiana, há anos, de um Plano Diretor de Encosta e um Plano de Saneamento Básico e de um Plano Diretor de Encostas”, diz.

Dentre os projetos, explica ela, o de número 136 pede a construção de planos participativos para diagnóstico de “problemas estruturais em cada uma das áreas de risco com o objetivo de minimizar, ano a ano, os impactos das chuvas”.

“Todo ano assistimos os mesmos problemas, nos mesmos lugares, e não é por falta de aviso. A prefeitura até hoje não concretizou o Plano Diretor de Encostas, de décadas atrás, e o Plano de Saneamento está em discussão mas não sai do papel. Então precisamos de algo urgente,  um plano de operação que passe por nós vereadores e pela população para ver se condiz com a realidade da cidade e de cada bairro que mais sofre com as chuvas”, afirma a edil.

Marta solicita que os planos ocorram em conjunto moradores, associações, prefeituras-bairro e tenha ampla divulgação do processo. Já o PIN 135 aponta a necessidade de planos de evacuação, com localidades de risco, e divulgação em locais de circulação.

Marta explica que o projeto pede ainda capacitação de líderes comunitários e agentes públicos à operacionalização dos planos de evacuação adequados à cada localidade de acordo com as suas especificidades durante todo o ano, e não apenas nos períodos chuvosos.

“Também indicamos ao prefeito que faça ampla divulgação dos planos de evacuação já existentes, especialmente nas prefeituras-bairro e pontos de circulação, como metrô, estações, escolas e postos de saúde”, declarou a petista.

Fonte / Foto: Ascom/ Vereadora Marta Rodrigues (PT)

Related posts

“Canta Bahia” | 1ª edição do festival de música gospel acontece nos dias 07 e 08 de julho na capital baiana

Fulvio Bahia

Bruno Reis liberou alvará para Espigões do Buracão na surdina, denuncia deputado Robinson

Fulvio Bahia

Inscrições abertas para oficinas artísticas gratuitas do Circuito Afrobapho de Artes Integradas na capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais