BrasilEsporte

Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 abre o calendário do judô brasileiro na próxima quinta (1º)

Competição vai reunir 480 atletas de 109 clubes no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, nos dias 01 e 02 de fevereiro

O Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 vai inaugurar o calendário 2024 da Confederação Brasileira de Judô a partir da próxima quinta-feira (01), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A competição tem expectativa de receber 480 atletas de 109 clubes e 21 federações, definindo os classificados para representar as Seleções Brasileiras de Transição no primeiro Estágio Internacional do ano.

“Acho que o Meeting é uma das maiores competições nacionais que nós temos. Já é a segunda no atual processo da base e, depois dela, vamos formar as equipes para o Estágio da Croácia, no Sub-18, e para as etapas de Bad e Bremen, na Alemanha, no Sub-21. Os líderes do Ranking Nacional após o Meeting já garantem a vaga para esses Estágios. Teremos muitos eventos em 2024 e acho que o processo está bem alinhado para montarmos uma equipe bem competitiva para o Campeonato Mundial”, disse Victor Penalber, Gerente das Equipes de Transição da CBJ.

Um lugar no pódio do Meeting rende pontos ao ranking nacional da base, que neste ano adotou o método de pontuação gradativa, ou seja, que vai crescendo conforme a proximidade do Mundial. E visando ampliar a oportunidade de participação no processo de desenvolvimento competitivo das classes Sub-18 e Sub-21, a CBJ também aumentou os critérios de classificação para o evento. Em 2024, os atletas que venceram ao menos dois combates na Seletiva Nacional, realizada em dezembro de 2023, estão aptos a participar; além dos campeões do Brasileiro Regional e classificados até a quinta posição nos Brasileiros, Jogos da Juventude e eventos internacionais.

Neste ano, os clubes com mais atletas inscritos no Meeting são o Instituto Reação (RJ), com 37, o SESI-SP (SP), com 27, e Flamengo (RJ) e Sogipa (RS), com 21 cada.

+LISTA DE INSCRITOS

Troféu Geraldo Bernardes

Os clubes campeões gerais de cada classe do Meeting vão receber o inédito Troféu Geraldo Bernardes, homenagem ao sensei que é um dos pioneiros do judô carioca.

Condecorado pela CBJ com a Ordem do Mérito, a maior honraria do judô brasileiro, sensei Geraldo é um dos fundadores do Instituto Reação e foi mentor de medalhistas olímpicos como Rafaela Silva e Flávio Canto, além de ter ajudado a revelar inúmeros talentos da modalidade. Ele também é ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô e esteve nos Jogos Olímpicos de Seul 1988, quando o país conquistou sua primeira medalha dourada com Aurélio Miguel.

Programação

As disputas do Meeting começam na quinta-feira (01), com todas as 16 categorias do Sub-18. Já na sexta-feira (02), último dia de competição, é a vez do Sub-21. 

O primeiro hajime está previsto para às 9h (horário de Brasília) e todos os combates terão transmissão ao vivo, gratuitamente, aqui no site da CBJ. Para quem estiver no Rio de Janeiro e desejar marcar presença na Arena Carioca 1, a entrada é gratuita.

+PROGRAMAÇÃO COMPLETA

+REGULAMENTO RANKING SUB-18 2024

+REGULAMENTO RANKING SUB-21 2024

Fonte: CBJ
Foto: Divulgação CBJ

Related posts

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Fulvio Bahia

Mercado eleva previsão da inflação de 4,84% para 4,9% este ano 

Fulvio Bahia

Após morte de Joca, tutores se manifestam no aeroporto de Brasília

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais