BahiaMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorPreservação AmbientalSustentabilidade

Meliponário municipal é instalado pela Prefeitura no Jardim Botânico

Salvador ganhou esta semana um Meliponário Municipal, instalado pela Prefeitura no Jardim Botânico, na Avenida São Rafael, em São Marcos. O ateliê, intitulado “A Trilha das Abelhas”, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e representa um acréscimo aos roteiros já existentes no Jardim Botânico. O local estará aberto para visitação pública durante o horário de funcionamento do parque, das 8h às 17h.

O espaço abriga dez caixas de abelhas de cinco espécies nativas da Mata Atlântica, todas sem ferrão. De acordo com o secretário da Secis, Ivan Euler, a maioria das abelhas do Brasil pertence a essa categoria, enquanto as com ferrão geralmente são de origem estrangeira.

“Os visitantes podem comparecer sem preocupações ou preconceitos, pois as abelhas não representam nenhum perigo para nós, a população. Este é um espaço destinado a educar o público sobre a espécie e sobre a conscientização ambiental”, enfatiza.

O diretor João Resch, do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), do qual o Jardim Botânico faz parte, destaca que o público infantojuvenil é um dos principais alvos da atração. “As crianças terão a oportunidade de aprender desde cedo sobre a importância das abelhas. Teremos um agendamento especial para escolas, com o acompanhamento de um técnico que guiará os visitantes, demonstrando e explicando todos os detalhes”, esclarece.

O nutricionista e apicultor Daniel Keiji considera a interação com as abelhas como algo terapêutico. “Costumo dizer que o local onde criamos as abelhas é um ambiente de cura. É fundamental promover uma alfabetização ecológica, tanto para adultos quanto para crianças, a fim de reconectar-nos com a natureza. Muitas vezes, desconhecemos a importância das abelhas, e é necessário preservar e divulgar esse conhecimento e cultura de forma coletiva”, complementa.

Biodiversidade – As abelhas desempenham um papel crucial na produção de alimentos e na saúde do planeta, pois cerca de 70% dos alimentos que consumimos dependem de sua polinização. As abelhas sem ferrão, do grupo Meliponini, polinizam diversas espécies vegetais, tanto cultivadas quanto nativas. Além de produzir mel e própolis, que são considerados superalimentos e medicamentos naturais, essas abelhas desempenham um papel ecológico fundamental na perpetuação das espécies vegetais.

O meliponário é um espaço dedicado à criação e manejo dessas abelhas com objetivos econômicos, além de promover a educação ambiental, sensibilizando a população sobre a importância das abelhas, as ameaças que enfrentam e incentivando a criação de políticas públicas para a sua conservação.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

SEC divulga calendário escolar da rede estadual para ano letivo 2024

Fulvio Bahia

Bahia recebe mais de 67 mil novas doses da vacina contra a dengue

Fulvio Bahia

BRT Salvador testa primeiro ônibus articulado com capacidade para mais de 150 passageiros

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais