O projeto Menstruação sem Neura, indicado pela vereadora Débora Santana (Avante), foi sancionado pelo prefeito Bruno Reis, publicado no Diário Oficial, na última terça-feira (13) e passa a ser Lei em Salvador.
“Existem mulheres e adolescentes que pela falta de condições financeiras de adquirir absorventes, usam materiais totalmente inadequados para conter o sangramento, como papelão, tecidos, sacolinhas plástica e essa situação traz consequências sérias à saúde, como infecções graves e que fere a dignidade humana e o bem-estar. Essa é mais uma conquista para a saúde pública, é uma questão social e sobretudo, de dignidade para as mulheres que serão atendidas pelo Programa”, disse a vereadora Débora.
O Programa Menstruação sem Neura consiste na universalização do acesso a absorventes higiênicos por mulheres em situação de vulnerabilidade e para adolescentes do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação e vai atuar também na promoção de ações de conscientização pelo Poder Público Municipal sobre a menstruação.
“É nosso dever fazer com mulheres em situação de vulnerabilidade sejam assistidas e tratadas com o amor e carinho que merecem. Agradeço ao prefeito Bruno Reis, a nossa vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos e aos vereadores que abraçaram nossa ideia e fizeram com que esse projeto se tornasse realidade em nossa Salvador”, concluiu a vereadora.
Fonte / Foto: ASCOM Ver. Débora Santana