A equipe do plantão do Ministério Público estadual levou na tarde e início da noite do último sábado (22) a campanha ‘Não é Não’, contra a importunação sexual, para o circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana. Promotores de Justiça e servidores estiveram presentes no bloco ‘Lá Vem Elas’, de homens vestidos de mulher, e no camarote Central Mix.
Cerca de 100 tatuagens foram adesivadas com o intuito de deixar a mensagem de que se ela ou ele disse não, isso deve ser respeitado. A campanha, que também foi promovida pelo MP no Carnaval de Salvador deste ano, tem o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de respeito às mulheres, principais vítimas de importunação, e da importância da denúncia para punição dos agressores.
O encanador Diego dos Santos, 36, que adesivou a mensagem no braço, falou sobre a campanha. “Tem que respeitar as meninas. Tenho mães e filhas. Não quero que passem dos limites com elas. Do mesmo modo, não devemos passar dos limites com as filhas de outras pessoas”. Para a vendedora autônoma Vanuza Gonçalves, 22, campanhas como essas sempre foram necessárias. “Respeitar as mulheres é uma obrigação”, disse. Importunação sexual é crime previsto no Código Penal, com pena de um a cinco anos de prisão.
Fonte: MPBA | Fotos: Humberto Filho