CulturaTeatro

Mimus Companhia de Teatro apresenta espetáculo MAR no Teatro Martim Gonçalves

No dia 18 de dezembro, às 19h30, o espetáculo MAR fará uma apresentação única no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador, como parte do Festival China-Brasil de Cultura e Artes, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Shanghai University e Instituto Confúcio. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

MAR reúne os artistas George Mascarenhas e Deborah Moreira, da Mimus Companhia de Teatro, em uma experiência cênica que explora a fisicalidade e a construção de uma dramaturgia não-verbal. A montagem cria imagens poéticas e instigantes ao abordar temas contemporâneos, por meio do encontro de dois personagens à beira-mar, onde sapatos trazidos pela água se acumulam, provocando reflexões e simbolismos.

Inspirado pelas histórias e paisagens da Baía de Todos os Santos, o espetáculo apresenta um mergulho nas relações humanas e no mistério do mar. “É uma chance de tocar as memórias que o mar nos traz e perceber emoções que conectam todos nós que vivemos à beira dele”, destaca Deborah Moreira.

Sobre o espetáculo

MAR reflete a essência artística da Mimus – Companhia de Teatro, conhecida pela exploração da expressividade corporal e da Mímica Corporal Dramática, técnica desenvolvida por Etienne Decroux. Com dramaturgia autoral, o espetáculo desafia a imaginação dos espectadores, criando situações e emoções que ressoam com as experiências humanas mais profundas.

George Mascarenhas explica que o trabalho dá continuidade à pesquisa cênica do grupo, presente em produções como Alegria de Viver (2009), O Tigre e Refazendo Salomé (2016). “Buscamos um diálogo constante entre a teatralidade, a fisicalidade e as nuances das relações humanas em cena”, afirma.

Sobre a Mimus – Companhia de Teatro

Fundada em 2007 por Deborah Moreira e George Mascarenhas, a Mimus tem se destacado por sua abordagem inovadora no teatro físico e mímica corporal. A companhia, sediada em Salvador, combina criação cênica, formação artística e difusão cultural, com projetos como a Revista Mimus, publicação online gratuita sobre mímica e teatro físico.

A Mimus também se dedica a ações formativas, oferecendo oficinas e cursos, e mantém um repertório variado de espetáculos que dialogam com a contemporaneidade.

Os artistas

  • George Mascarenhas é ator, diretor e professor da Escola de Teatro da UFBA, com formação em Mímica Corporal na École de Mime Corporel Dramatique (Paris/Londres). Pós-doutor em Artes Cênicas, atua como editor da Revista Repertório e da Revista Mimus.
  • Deborah Moreira, atriz e dramaturga, é diretora geral da Mimus. Formada em Mímica Corporal e mestre em Artes, dirigiu e atuou em diversas montagens premiadas, com destaque para O Tigre e Refazendo Salomé.

O espetáculo MAR é uma oportunidade imperdível para os amantes das artes cênicas vivenciarem uma experiência sensível e inovadora.

Serviço
O que: Espetáculo MAR
Quando: 18 de dezembro, às 19h30
Onde: Teatro Martim Gonçalves, Salvador (Canela)
Evento: Festival China-Brasil de Cultura e Artes
Ingressos: Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Sora Maia

Related posts

CineConcerto da Osba terá sessão extra no Domingo no TCA

Fulvio Bahia

Fundação Pedro Calmon abre inscrições para Cia de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Fulvio Bahia

Jerônimo Rodrigues reforça compromisso com a cultura no 22° Festival da Educadora FM

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais