CulturaPolítica

MinC empossa Conselho Nacional de Política Cultural nesta segunda-feira (03)

Farão parte do colegiado 72 novos membros

O Ministério da Cultura (MinC) dará posse a 72 novos membros titulares e suplentes, do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) no dia 03 de abril, em cerimônia no auditório do subsolo do Bloco A, na Esplanada dos Ministérios, às 9h. A seleção dos representantes da sociedade civil, que exercerão mandato até 2025, foi realizada em 2022 por meio de Chamada Pública através da plataforma Vota Cultura.

O CNPC tem caráter consultivo e, entre outras coisas, tem a finalidade de propor políticas públicas para a cultura de forma articulada entre as diferentes esferas de governo e a sociedade civil, dar apoio às articulações e cooperações federativas necessárias à consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), e dos processos de participação da sociedade na formulação das políticas culturais. 

É o colegiado que propõe medidas que visem o reconhecimento da cultura como cerne do desenvolvimento humano, social e econômico; avalia as diretrizes do Plano Nacional de Cultura e acompanha a execução, inclusive quanto à aplicação de recursos; é também o propositor e responsável pelas regras da Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontecerá em dezembro de 2023, em Brasília.

Composição

O formato atual do Conselho foi instituído pelo Decreto 9.891 de 2019. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, é a presidente do CNPC, e o diretor do Sistema Nacional de Cultura, Lindivaldo Oliveira Júnior, é o secretário executivo. Também integram o colegiado: o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, a secretária substituta de Cidadania e Diversidade Cultural, Sandra Cipriano, o secretário de Direitos Autorais e Intelectuais, Marcos Souza, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, o secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga. Completam a lista os representantes das entidades vinculadas ao MinC: o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge, a presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, e a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro. 

Quatro ministérios integram o CNPC: Justiça e Segurança Pública; Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Direitos Humanos e Cidadania. Mais três membros do Poder Público estadual, distrital e municipal, sendo um representante do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados, um membro do Fórum dos Secretários e Gestores da Cultura das Capitais e Municípios Associados, e um membro da Confederação Nacional de Municípios.

Sociedade civil

Ao todo, 18 membros da sociedade civil fazem parte do CNPC, sendo sete de diferentes organizações e entidades culturais de atuação nacional, dentre eles: três membros de expressões artísticas, um membro do patrimônio cultural, um membro da cultura popular, um membro das culturas indígenas e um membro das expressões culturais afro-brasileiras. 

Fazem parte, ainda, 10 membros de conselhos estaduais e distrital de cultura, garantida a representação equitativa das macrorregiões brasileiras, e uma personalidade com comprovado notório saber na área cultural, que será escolhida pela Ministra da Cultura. 

Credenciamento de Imprensa pelo link: bit.ly/possecnpc

Fonte/Foto: GOV.BR

Related posts

Prefeitura de Salvador vai homenagear Letieres Leite com nome da Escola de Música e Artes e Sala de Espetáculos

Fulvio Bahia

Parada do Orgulho LGBT+ terá serviço de combate ao racismo e à intolerância religiosa

Fulvio Bahia

Lançamento do livro “Psicose” do escritor Pau de Cabinda: Explorando a Complexidade da Mente Humana em Narrativas Autênticas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais