BahiaMeio Ambiente

Ministra e secretário do Turismo visitam obras de requalificação da Marina da Penha, em Salvador

Obra teve o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador, foi transformada em base náutica, depois de passar por uma completa requalificação e ampliação. Na manhã desta terça-feira (7), o secretário estadual de turismo, Maurício Bacelar visitou o local acompanhado da ministra do turismo, Daniela Carneiro. Em fase final, as obras contam com investimento superior a R$ 28 milhões e fazem parte de uma das 12 intervenções de infraestrutura náutica e cultural que o Governo do Estado promove na Baía de Todos-os-Santos, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo Bahia, (Prodetur-Bahia), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O Governo do Estado investiu mais de R$ 70 milhões de dólares em obras estruturantes na Baía de Todos-os-Santos. Além da infraestrutura náutica, há também a valorização da cultura baiana com a recuperação total do Museu Wanderley Pinho. Também realçamos as ações na área socioambiental. Nós podemos dizer que, com esses investimentos, a Baía de Todos-os-Santos ganhou sustentabilidade. Nos seus 520 anos, é o maior investimento da história”, categorizou o secretário.

Em sua primeira agenda de viagem nacional, a ministra Daniela Carneiro veio a Salvador, onde participou de um encontro com as principais lideranças do turismo local na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), evento que contou com a participação do vice-governador Geraldo Júnior.

“Eu vim conhecer toda estrutura turística de Salvador. Estou aqui ao lado do secretário Maurício visitando essa base com a estrutura maravilhosa, inovadora, muito forte que eu tenho certeza que vai atrair muitos turistas. Quero me colocar à disposição, reafirmar meu compromisso aqui com toda a população de Salvador e deixar as portas do Ministério do Turismo abertas”, declarou.

Base Náutica

Com a requalificação, o equipamento passa a contar com rampa de acesso, ponte móvel e flutuantes para a atracação. A capacidade atual da base é de 96 vagas secas e 48 vagas molhadas. Com uma planta geral de urbanização de mais 5.200 m², a base náutica ganhou também espaço para restaurante, cafeteria, prédio administrativo e pequenos auditórios. Há ainda projeto paisagístico e de urbanização com bancos fixos, iluminação pública e sinalização vertical, oficinas para manutenção de embarcações, depósitos e pátios de serviço.

Também foram instalados sanitários masculinos, femininos, adaptados para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e vestiários, terminal com recepção, lanchonete, bilheteria e estacionamento com 37 vagas. Com a nova estrutura, o usuário também poderá usufruir de serviços complementares como oficina mecânica e movimentação de embarcação, estruturação de postos de combustível, lojas de conveniência e de comércio de produtos náuticos e correlatos, além da promoção de eventos associados, a exemplo de competições náuticas.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Rafael Martins

Related posts

Fanfarras escolares participam das comemorações pelo Bicentenário da Independência da Bahia, em Cachoeira

Fulvio Bahia

Histórico! Alba aprova primeiro projeto de lei de iniciativa da Defensoria da Bahia

Fulvio Bahia

Um ano depois, UESB deve à comunidade resposta sobre as denúncias de assédio

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais