Eleições 2024Fake NewsImprensaPolíticaViolência

Monitoramento registra 30 mil ataques à imprensa nas primeiras semanas das Eleições 2024

A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), formada por 11 organizações da sociedade civil em defesa da liberdade de imprensa, monitorou, entre 15 e 28 de agosto, ataques e discursos depreciativos contra jornalistas e veículos de mídia nas plataformas X (antes de sair do ar) e Instagram em 9 capitais do Brasil. Foram registrados mais de 30 mil ataques à imprensa no período analisado.

Ao todo, foram monitoradas 113 contas no X e 137 no Instagram. Os ataques indicaram um padrão de hostilidade contra o Grupo Globo. A hashtag #globolixo apareceu em quase 4 mil posts. Outras como #foraglobolixo e #globosta também foram registradas no monitoramento.

O veículo jornalístico mais atacado foi a GloboNews, com quase 1.500 posts ofensivos registrados. Na sequência aparece o jornal O Globo, que recebeu 418 ataques (somando os perfis de O Globo Política e de Jornal O Globo) e a CNN Brasil, atacada em 177 posts. Completam o ranking a revista Veja (176 ataques) e o jornal Folha de S.Paulo (115 ataques).

Entre os jornalistas, os mais atacados são todos do Grupo Globo. O nome mais presente nos posts ofensivos foi o da apresentadora Andreia Sadi, com 101 ataques sofridos. Na sequência, está a âncora Daniela Lima com 93 ataques e André Trigueiro, com 79. O comentarista de política internacional Guga Chacra fecha a lista, com 61 ataques sofridos.

Confira mais detalhes do monitoramento aqui.

Fonte / Foto: Portal dos Jornalistas

Related posts

20 anos do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte é celebrado em Salvador

Fulvio Bahia

Câmara retoma trabalhos legislativos na próxima sexta-feira (2)

Fulvio Bahia

Prefeitura detalha Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 em audiência pública na Câmara Municipal

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais